FOTOS: Paulo e Carmo Rodrigues são os criadores do Valentina Residence
Conheceram-se na adolescência. Com 15 e 16 anos. Paulo é um ano mais velho do que Carmo. Apaixonaram-se e depressa perceberam que tinham objectivos de vida muito idênticos. Com a mesma rapidez que entenderam que se os queriam concretizar teriam de sair de Portugal. Ambos vimaranenses a residir nas Taipas, tentaram realizar o sonho aqui, mas não conseguiram. Paulo ainda trabalhou numa fábrica de calçado onde permaneceu dois anos. Porém, entendeu que era melhor emigrar.
Paulo foi o primeiro a partir. Tinha 18 anos. Escolheu as Caraíbas. Do calçado passou para a construção. Ramo que ainda exerce até hoje, mas começou por dar no duro como se diz na gíria. Ao longo de oito anos, foi passando por várias áreas da construção. Foi subindo de escalão e aprendendo como tudo se faz ao pormenor. Ganhou o gosto e reteve a sapiência. Com todo o conhecimento que adquiriu decidiu apostar num negócio por conta própria.
Esteve três anos longe da mulher. Enquanto ele estava lá a lutar por uma vida melhor, ela também não cruzou os braços. Tal como o marido, também começou no calçado onde esteve oito meses. Após esse período empregou-se numa confecção de calças de ganga durante dois anos. Saiu e conseguiu trabalho numa empresa de cablagem. E um ano depois, as saudades apertaram e Carmo juntou-se ao marido em S. Bartolomeu. Corria o ano de 1999. Começou como a maioria dos emigrantes. Trabalhou como camareira num hotel. Mas a sua astúcia permitiu-lhe ver mais além. Sempre com um olho nos seus superiores, ia observando e absorvendo todo o know how que podia, porque a ideia sempre foi estabelecerem-se.
Descubra como se deu a ascenção do casal na BIGGERmagazine de Maio!