FOTOS: Vimágua apresentou jarro e garrafa para incentivo ao consumo de água da rede pública

Esta manhã a empresa intermunicipal de abastecimento de água aos concelhos de Guimarães e Vizela, Vimágua, divulgou uma garrafa e um jarro concebidos para promover o consumo da água da rede pública.

Primeiro houve uma apresentação formal dos produtos no edifício sede da Vimágua e, posteriormente, na Escola EB1 de S. Roque, na freguesia da Costa, Guimarães. E, ainda hoje pelas 15h00, será também contemplada com esta apresentação a Escola EB1 de S. Miguel, em Vizela, uma vez que público-alvo desta garrafa é a comunidade escolar

O Jarro foi projectado com o intuito de comunicar várias ideias, nomeadamente, água de abastecimento público, segurança, qualidade e baixo preço. Quanto ao novo modelo de garrafa reutilizável, já em 2007, a Vimágua foi pioneira ao lançar uma garrafa reutilizável, para consumo de água da rede pública e volvidos quase 10 anos apresenta uma nova garrafa ajustada às necessidades do seu público-alvo, as crianças. "Criámos, assim, uma nova garrafa reutilizável, apta a ser transportada na lancheira escolar e que visa chegar a todas as crianças do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar dos concelhos de Guimarães e Vizela. contando sobrar, ainda, espaço para o lanche. O design foi claramente a pensar nos mais pequenos, tendo o formato de uma gota. A secção oval da garrafa e a sua superfície ondulada permitem também uma melhor preensão do que numa garrafa completamente lisa e cilíndrica", esclareceu o presidente da administração da Vimágua, Armindo Costa e Silva.  A garrafa é leve e tem um peso de 25 gramas, a capacidade de 435 ml está adaptada à dimensão da mão de uma criança a partir dos quatro ou cinco anos.

Esta embalagem é também 'amiga do ambiente', já que no final do seu ciclo de vida útil poderá ser reciclada. Para isso, foi colocado um símbolo na base da embalagem com a indicação do material e da sua reciclabilidade. "Nós estamos num projecto que teve início em 2011 com as capitais europeias, sendo Estocolmo a primeira cidade da Europa com o estatuto Cidade Verde Europeia e nós lançamos a candidatura para Guimarães que inclui tudo e todos pelo ambiente, porque a sustentabilidade ambiental é a construção do nosso futuro Guimarães tem todas as capacidade reunidas para ter este estatuto. Portanto, é muito importante criarmos coisas que protejam o ambiente e, sobretudo, dar essa indicação desde logo às crianças", frisou o presidente do Município, Domingos Bragança.

Esta garrafa pode ainda ser personalizada. Na superfície acima do símbolo Vimágua, tem uma área praticamente plana. Esta área servirá como superfície para personalização, com qualquer caneta de tinta permanente. Todos os objectos que compõem a Família de objectos Vimágua passarão, a partir de hoje, a estar disponíveis para compra, a todos quantos o desejem, pelo preço de 50 cêntimos para as garrafas  e 10 euros no que respeita ao jarro de vidro. Estas iniciativas visam despertar a consciência da população para o consumo de água da rede pública protegendo a saúde individual e colectiva e o meio ambiente

Marcações: Bigger

Imprimir Email