Cidade de Guimarães comemora Dia do Autismo com Fonte Vitória iluminada de azul
O Município de Guimarães associou-se ao movimento mundial "Acendam a Luz Azul". Esta quarta-feira, os alunos do concelho foram convidados a irem para a escola com uma peça de roupa azul. O chafariz situado no espelho de água da Alameda Alfredo Pimenta iluminou-se com a cor azul, esta terça-feira à noite, 01 de abril, no início das comemorações, em Guimarães, do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo.A relevância da causa levou a Câmara Municipal de Guimarães a propor a participação das escolas do concelho nesta iniciativa, lembrando aos alunos a importância da inclusão, alertando-os para a diferença no seio da igualdade. Além disso, a Câmara sugeriu aos alunos a utilização de uma peça de roupa de cor azul, esta quarta-feira, como forma simbólica de associação ao evento Acendam a Luz Azul.
A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 2 de abril como Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, iniciando as comemorações em 2008, ano em que várias entidades se associaram ao movimento Light it up Blue, tendo sido instituída a cor azul para identificar esta celebração.
A campanha, promovida em Portugal pela Federação Portuguesa de Autismo e desenvolvida a partir da maior organização americana de autismo - a Autism-Europe e Autism Speaks, apela a que todos os edifícios e monumentos se acendam de azul, como alerta para a consciencialização sobre esta problemática.
O autismo é uma perturbação neurobiológica complexa que influencia a comunicação, o comportamento e as relações sociais, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, dado que afeta cerca de 67 milhões de pessoas no mundo.
Marcações: Bigger