Guimarães em situação de alerta vermelho

images/fotoarquivo/2018/cidade/DJI_0045.JPG

Guimarães está em situação de alerta vermelho devido ao quadro meteorológico, situação que se prolonga até amanhã, terça-feira.

Trata-se de uma situação que se deve ao tempo quente e seco, salientando-se a humidade relativa do ar com valores inferiores a 20%, com fraca recuperação nocturna, vento e temperatura máxima com valores que podem chegar aos 33 graus.
Neste quadro alerta-se para o perigo de incêndio rural. De resto, o alerta vermelho está a vigorar até às 23h59 de amanhã para a sub-região do Ave.
Neste período é proibido fazer queimadas extensivas e/ou queima de amontoados.

Em Guimarães não é autorizada a utilização de fogo para a confecção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito. É também proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos territórios rurais e fumigar ou desinfestar em apiários excepto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas. É ainda proibida a realização de trabalhos nos territórios rurais e na envolvente de áreas edificadas com recurso a motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapa-chamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua acção com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor.


Marcações: alerta vermelho

Imprimir Email