VÍDEO: Camélia vimaranense recebeu Prémio da Árvore Portuguesa do Ano 2024
A Camélia vimaranense, da Casa de Margaride, recebeu esta tarde o Prémio da Árvore Portuguesa do Ano 2024.
Um título nacional após um processo de seleção e votação popular atribuído pela União de Organizações de Produtores Florestais. Numa cerimónia abrilhantada pela actuação da Tuna Afonsina, o anfitrião José Couceiro da Costa sublinhou a "defesa do património verde".
De resto, já está a decorrer a votação para eleger a árvore europeia do ano. Trata-se de uma eleição em que Portugal está representado pela camélia da Quinta de Margaride, da freguesia de Mesão Frio, depois de ter ganho a eleição da árvore do ano em Portugal. Conceição Santos Silva, da UNAC, destacou a boa prestação das árvores portuguesas na competição.
O evento contou ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Guimarães. Domingos Bragança lembrou a importância da "preservação das árvores" em Portugal.
O concurso de árvore europeia do ano decorre até às 15 horas do dia 22 deste, através de um sistema de votação online que apresenta a história das 15 candidatas em https://www.treeoftheyear.org/vote.
A entrega de prémios terá lugar no dia 20 de Março no Parlamento Europeu, numa cerimónia que terá lugar no prestigiado anfiteatro Yehudi Menuhin, no edifício Paul Henri Spaak.
Marcações: Camélias