Irmandade quer recuperar classificação urbana para a montanha da Penha
No ano em que a Penha assinala os 100 anos da classificação de estância turística, a Irmandade está preocupada com as consequências que resultam do estatuto de zona rural atribuído ao Monte de Santa Catarina na sequência de grandes incêndios ocorridos em Portugal.
A situação actual "põe em risco todo o património edificado e histórico existente na Penha e o desenvolvimento de toda a actividade turística ali desenvolvida desde a fundação da Irmandade em 1867 e das várias Comissões de Melhoramentos, com consequências graves para a economia local".
Roriz Mendes não esconde a sua preocupação com a situação actual que tem impedido que a Irmandade prossiga o trabalho de valorização da Penha enquanto estância turística.
"Sei da vontade do senhor Presidente da Câmara e do esforço que tem feito mas esta é a oportunidade que temos mais à mão para resolver um problema que trava, que boicota, que amarra, que faz um garrote aos objectivos da Irmandade na sua intenção de requalificar equipamentos para que continue a ser o encanto dos vimaranenses e de que quantos a visitam".
"As consequências deste impasse já estão a acontecer", salienta o Juiz da Irmandade, que ainda assim se manifesta optimista.
"Estou ciente e tenho a esperança e continuarei a lutar e a esforçar-me, juntamente com os técnicos da Irmandade e com a compreensão do senhor Presidente da Câmara e dos técnicos do Município, para os entraves externos deixem de existir para que a decisão seja só do Município de Guimarães", afirmou.
Numa altura em que decorre um processo de revisão do PDM, Roriz Mendes acredita que o Município de Guimarães vai encontrar uma solução que vai permitir à Irmandade prosseguir o trabalho que vem desenvolvendo numa montanha que é orgulho de todos os vimaranenses.
"É preciso proceder às alterações adequadas e votadas na Câmara e na Assembleia Municipal. Ao mesmo tempo vamos pedir o reconhecimento e interesse público da estância turística e penso que estes passos poderão demorar algum tempo mas contamos com o empenho do senhor Presidente da Câmara e da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal que não deixarão de corresponder àquilo que é óbvio: a Penha é uma estância turística do País com características únicas", salientou.
Refira-se que a Irmandade vai anunciar brevemente o programa que assinalará os 100 anos da classificação da Penha como estância turística.
Marcações: Penha