Irmandade quer recuperar classificação urbana para a montanha da Penha

No ano em que a Penha assinala os 100 anos da classificação de estância turística, a Irmandade está preocupada com as consequências que resultam do estatuto de zona rural atribuído ao Monte de Santa Catarina na sequência de grandes incêndios ocorridos em Portugal.

Em declarações ao Grupo Santiago o Juíz Roriz Mendes afirmou que quer ver recuperada o mais rapidamente possível a classificação da Penha como Zona Social Urbana no âmbito da revisão do PDM - Plano Director Municipal em curso. Na prática, salienta, está em causa a recuperação da classificação de Zona Social Urbana que emanou do PDM de 2105 e de todos os anteriores.
A situação actual "põe em risco todo o património edificado e histórico existente na Penha e o desenvolvimento de toda a actividade turística ali desenvolvida desde a fundação da Irmandade em 1867 e das várias Comissões de Melhoramentos, com consequências graves para a economia local".

Roriz Mendes não esconde a sua preocupação com a situação actual que tem impedido que a Irmandade prossiga o trabalho de valorização da Penha enquanto estância turística.
"Sei da vontade do senhor Presidente da Câmara e do esforço que tem feito mas esta é a oportunidade que temos mais à mão para resolver um problema que trava, que boicota, que amarra, que faz um garrote aos objectivos da Irmandade na sua intenção de requalificar equipamentos para que continue a ser o encanto dos vimaranenses e de que quantos a visitam".
"As consequências deste impasse já estão a acontecer", salienta o Juiz da Irmandade, que ainda assim se manifesta optimista.
"Estou ciente e tenho a esperança e continuarei a lutar e a esforçar-me, juntamente com os técnicos da Irmandade e com a compreensão do senhor Presidente da Câmara e dos técnicos do Município, para os entraves externos deixem de existir para que a decisão seja só do Município de Guimarães", afirmou.

Numa altura em que decorre um processo de revisão do PDM, Roriz Mendes acredita que o Município de Guimarães vai encontrar uma solução que vai permitir à Irmandade prosseguir o trabalho que vem desenvolvendo numa montanha que é orgulho de todos os vimaranenses.
"É preciso proceder às alterações adequadas e votadas na Câmara e na Assembleia Municipal. Ao mesmo tempo vamos pedir o reconhecimento e interesse público da estância turística e penso que estes passos poderão demorar algum tempo mas contamos com o empenho do senhor Presidente da Câmara e da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal que não deixarão de corresponder àquilo que é óbvio: a Penha é uma estância turística do País com características únicas", salientou.

Refira-se que a Irmandade vai anunciar brevemente o programa que assinalará os 100 anos da classificação da Penha como estância turística.


Marcações: Penha

Imprimir Email