União de Freguesia de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia já tem Brigada Verde

A União de Freguesia de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia já tem Brigada Verde. A constituição foi formalmente apresentada no sábado nas escolas básicas da Igreja e Serrado.

A nova Brigada Verde procedeu à construção e instalação de hotéis para insectos e plantação de flores nos canteiros das escolas, numa actividade denominada HaBEEtat, projecto que sensibilização a população para a importância dos insectos polinizadores e para a necessidade de interromper o seu declínio. 

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, destacou a proximidade entre a junta de freguesia e o executivo da câmara na luta pela protecção do ambiente e pela promoção da sustentabilidade, referindo a importância da conexão entre as várias brigadas verdes, “que se inserem no desígnio de Guimarães”, tendo “a defesa da natureza como guia na definição das políticas públicas”.

Numa cerimónia em que marcou presença a Vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, o Presidente da Junta da União de Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, Diogo Costa, destacou a participação na Brigada Verde dos escuteiros de S. Salvador e Santa Leocádia, as Guias, as associações de pais das escolas e membros da comunidade local, evidenciando a abertura da iniciativa a todos os interessados em contribuir para a preservação do ambiente local. O autarca abordou a importância de ser criada "uma rede, à semelhança do que acontece com a rede social, para o ambiente, com as outras Brigadas Verdes”. 

A nova brigada verde é a 36ª criada no Concelho.

As brigadas verdes são grupos informais de voluntários na área ambiental, que desenvolvem acções que visam a consciencialização ambiental, e a protecção e conservação do património natural. 

Marcações: Brigada Verde, briteiros santa leocádia, Briteiros São Salvador

Imprimir Email