Consórcio CircularPSP reuniu pela primeira vez em Bona com representação de Guimarães

Decorreu em Bona, na Alemanha, o primeiro encontro do consórcio da CircularPSP, que representa os líderes europeus de transição da economia circular e de compras verdes públicas circulares que contou com a presença da Câmara Municipal de Guimarães e do Laboratório da Paisagem.

A CircularPSP reúne sete cidades de sete países, representando 45 milhões de cidadãos com o intuito de investir 5,64 milhões de euros em I&D para enfrentar o desafio comum de acelerar a transição digital para uma Economia Circular. Outro dos objectivos é melhorar o intercâmbio de conhecimento e o trabalho interligado das Compras Públicas Verdes, com o intuito de estimular mercados para produtos e serviços ecologicamente correctos.
Estas cidades comprometem-se a promover as compras verdes públicas e representam mercados altamente atractivos – como a Alemanha, Finlândia, Turquia, Suécia, Irlanda, Portugal e Eslovênia – e contam com parceiros no Reino Unido, como a ReLondon, e em capitais com influência global, como Berlim, Helsínquia, Londres, Istambul.

Através da plataforma online https://circularpsp.eu/, pretende-se apoiar processos de negócios e fluxos de gestão, para planear, adquirir e implementar soluções inovadoras de economia circular em toda a Europa. Nela, os municípios trabalham e acedem às compras verdes públicas e os fornecedores podem colocar os seus planos, projetos e produtos com vista à promoção da economia de mercado local.
O próximo passo do processo será a criação de um «focus group» que promova soluções para a transição para uma economia circular, com um desafio para que a indústria e os centros de investigação possam desenvolver soluções inovadoras para o sector público e integrar a plataforma europeia.

Esta primeira fase culminará no dia 5 de Junho, na comemoração do 50º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, na qual o Município de Guimarães irá promover uma Conferência Internacional relacionada com as Compras Verdes e Economia Circular. Será direcionada aos setores público e privado e terá o mote #combataapoluiçãoplástica.


Marcações: circular PSP, Bona

Imprimir Email