Projecto piloto de reciclagem do vidro apresentado em Guimarães

images/fotoarquivo/2018/Ambiente/mais_vidro.jpeg

Guimarães integra um grupo de municípios onde vai ser implementado um projecto piloto de separação de embalagens de vidro em restaurantes.
Trata-se de uma iniciativa conjunta da Sociedade Ponto Verde e da Associação dos Industriais de Vidro de Embalagem, responsáveis pelo projecto «Mais Vidro, Mais Reciclagem».

De acordo com o projecto, os restaurantes terão um vidrão, suportado por um mecanismo tecnológico, que vai baldear automaticamente um contentor de 120 litros de uma única vez. Desta forma, o processo manual de colocação das embalagens uma a uma é anulado, o que torna a separação mais célere e eficaz.
Em paralelo, o projecto vai decorrer também nas valências de recolha porta-a-porta e utilização de vidrões subterrâneos junto dos estabelecimentos, sendo que, globalmente, está ainda prevista a sensibilização e capacitação dos colaboradores dos estabelecimentos aderentes.
Para além de Guimarães, fazem parte deste projecto piloto Matosinhos, Gondomar, Espinho, Vizela, Cascais e alguns concelhos do Algarve. O projecto terá a duração de 18 meses e tem como objectivo chegar a 1.500 estabelecimentos.


A apresentação do projecto «Mais Vidro, Mais Reciclagem» decorreu ontem à tarde em Guimarães, município onde vão ser instalados os primeiros 100 vidrões de baldeamento assistido. Após os 18 meses previstos para a implementação desta iniciativa, prevê-se uma segunda fase com o alargamento a mais zonas do país.


Marcações: piloto, restaurantes , projecto, mais vidro

Imprimir Email