Alunos da João de Meira participam nas comemorações do Dia Mundial da Água organizadas pela Vimágua
A Vimágua associa-se esta terça-feira às comemorações do Dia Mundial da Água, com várias iniciativas que vão realizar-se ao longo da semana.
Esta manhã, na escola EB2,3 João de Meira, centenas de crianças ouviram as mensagens da campanha do Dia Mundial da Água 2022.
Mais logo, pelas 16h00, a comitiva visita a Universidade Sénior - Casa das Coletividades, em Vizela. Na quarta-feira e na quinta-feira, na Estação de Tratamento de Água de Stª Eufémia de Prazins, serão recebidos os alunos do Agrupamento de Escolas de Infias.
A Vimágua realça que a organização das Nações Unidas destaca como principais mensagens da campanha do Dia Mundial da Água 2022, as seguintes:
- A água subterrânea é invisível, mas o seu impacto é sentido em todos os lugares.
- Quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, contribuindo para o fornecimento de água potável, os sistemas de saneamento, a agricultura, a indústria e os ecossistemas.
- Aquilo que fazemos na superfície afeta o subsolo. Devemos colocar no solo apenas produtos inofensivos e biodegradáveis, bem como usar as águas subterrâneas da maneira mais eficiente possível.
- A água subterrânea atravessa fronteiras. Devemos trabalhar em conjunto para administrar os recursos hídricos subterrâneos transfronteiriços.
- Não podemos administrar aquilo que não medimos. As águas subterrâneas devem ser exploradas, analisadas e monitoradas de forma abrangente.
- As águas subterrâneas irão exercer um papel central nas adaptações decorrentes das mudanças climáticas. Devemos proteger e explorar as águas subterrâneas, equilibrando as necessidades das pessoas e do planeta.
Com efeito, a gestão da disponibilidade da água é uma matéria transversal a todos os países e muito complexa: A água não tem fronteiras e é o elemento que une toda a Humanidade.
Marcações: Vimágua, João de Meira, Dia Mundial da Água 2022