Vimágua associa-se às comemorações do Dia Mundial da Água

A Vimágua associa-se esta terça-feira às comemorações do Dia Mundial da Água, com várias iniciativas que vão realizar-se ao longa semana.

Esta terça-feira, a Vimágua, marcará presença na escola EB2,3 João de Meira, em Guimarães, pelas 9h30, e na Universidade Sénior - Casa das Coletividades, em Vizela, pelas 16h00.

Na quarta-feira e na quinta-feira, na Estação de Tratamento de Água de Stª Eufémia de Prazins, serão recebidos os alunos do Agrupamento de Escolas de Infias.

A Vimágua realça que a organização das Nações Unidas destaca como principais mensagens da campanha do Dia Mundial da Água 2022, as seguintes:
• A água subterrânea é invisível, mas o seu impacto é sentido em todos os lugares.

• Quase toda a água doce líquida do mundo é subterrânea, contribuindo para o fornecimento de água potável, os sistemas de saneamento, a agricultura, a indústria e os ecossistemas.
• Aquilo que fazemos na superfície afeta o subsolo. Devemos colocar no solo apenas produtos inofensivos e biodegradáveis, bem como usar as águas subterrâneas da maneira mais eficiente possível.
• A água subterrânea atravessa fronteiras. Devemos trabalhar em conjunto para administrar os recursos hídricos subterrâneos transfronteiriços.
• Não podemos administrar aquilo que não medimos. As águas subterrâneas devem ser exploradas, analisadas e monitoradas de forma abrangente.
• As águas subterrâneas irão exercer um papel central nas adaptações decorrentes das mudanças climáticas. Devemos proteger e explorar as águas subterrâneas, equilibrando as necessidades das pessoas e do planeta.


Imprimir Email