Equipa de sapadores florestais de Guimarães já está constituída

A equipa de sapadores florestais de Guimarães já está constituída, estando a decorrer o período de formação dos cinco profissionais que a integram.

Desde Dezembro, os sapadores florestais estão ao serviço, no âmbito do projecto que envolve a Associação dos Silvicultores do Vale do Ave e a Câmara de Guimarães, na sequência da decisão do Instituto da Conservação da Natureza e da Floresta (ICNF), no âmbito da Estratégia Nacional para as Florestas e no dispositivo da Defesa da Floresta Contra Incêndios Florestais.

Após o período de recrutamento, os cinco elementos da equipa de sapadores florestais de Guimarães estão envolvidos num período de formação. A associação comprometeu-se a seleccionar e contratar os cinco elementos constituintes da equipa que "vai exercer funções de silvicultura preventiva, como a limpeza de caminhos, e demais intervenções de prevenção e defesa da floresta, com o objectivo de maximizar os rendimentos da floresta para os proprietários através da minimização dos riscos de incêndio, que é o grande inimigo da floresta", assinalou Sequeira Braga.

Quanto à actuação no terreno, o dirigente da Associação dos Silvicultores do Vale do Ave explica que obedece a um plano anual previamente traçado, envolvendo as restantes entidades.

 

 

Marcações: Ambiente

Imprimir Email