Guimarães é finalistas ao prémio «Capital Verde da Europa» 2020
São 28 as cidades de 21 países de toda a Europa que competem oficialmente aos Prémios «Capital Verde da Europa» 2020 e «Folha Verde da Europa» 2019.É o mais elevado número de candidatos na história das duas iniciativas.
Com o título de 2020, o Prémio «Capital Verde da Europa» 2020 celebra o 10º aniversário, depois de ter arrancado em 2010 com a vitória de Estocolmo, na Suécia. Estes prémios reconhecem cidades que estão a aumentar a fasquia em práticas ambientais urbanas.
Ao Prémio «Capital Verde da Europa» 2020, concorrem as seguintes cidades: Aberdeen (Reino Unido), Budapeste (Hungria), Bursa (Turquia), Ghent (Bélgica), Guimarães (Portugal), Lahti (Finlândia), Lisboa (Portugal), Ostrava (República Checa), Prato (Itália), Reykjavik (Islândia), Sevilha (Espanha), Tallinn (Estónia) e Wroclaw (Polónia).
Um painel de 12 especialistas independentes e internacionalmente aclamados começarão agora a avaliar tecnicamente cada candidatura.
As cidades que passarem esta fase serão anunciadas em Abril de 2018 e apresentarão a candidatura perante um júri internacional.
Em Junho, uma cidade irá ser galardoada com o Prémio «Capital Verde da Europa» 2020 e até duas cidades mais pequenas com o Prémio «Folha Verde da Europa» 2019.
Marcações: Ambiente