Declaração de consenso político da Capital Europeia assinada no Laboratório da Paisagem
Os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Guimarães, subscreveram uma Declaração de Consenso Político, que integrará a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia em 2020.O acordo foi assinado por representantes do Partido Socialista, Partido Social Democrata, CDS, Partido Comunista Português, Bloco de Esquerda, Os Verdes e MPT - Partido da Terra.
O documento foi também subscrito pelos vereadores eleitos da Câmara Municipal, representantes do PS, PSD, CDS e CDU.
Na cerimónia de assinatura da Declaração, o Presidente da Assembleia Municipal, António Magalhães, falou de um consenso fundamental para servir Guimarães.
Joaquim Teixeira sublinhou que o Bloco de Esquerda sempre esteve disponível para defender as causas ambientais.
Por seu turno, José Torcato Ribeiro, considerou que este acordo é um bom ponto de partida para lutar por políticas amigas do ambiente.
Em representação da Coligação Juntos por Guimarães, André Coelho Lima salientou que a partir da celebração deste consenso político, a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia passa a ser um projecto de todos.
Armindo Costa e Silva do PS sublinhou que este acordo afirma a importância da sustentabilidade ambiental.
A encerrar a cerimónia, o Presidente da Câmara lembrou que a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia constitui um grande desafio. Por isso, Domingos Bragança quer ver replicado o consenso alcançado.
A cerimónia de assinatura da Declaração de Consenso Político decorreu no Laboratório da Paisagem. Recorde-se que a candidatura de Guimarães a Capital Verde Europeia 2020 será formalizada em Setembro.
Marcações: Ambiente