Guimarães admitido no Fórum do Ambiente da EUROCITIES

A Assembleia Geral da EUROCITIES, rede que integra as maiores cidades europeias, aprovou a adesão de Guimarães ao Fórum do Ambiente.


Trata-se do grupo de trabalho no qual são analisadas questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental e que representa a organização das cidades junto da Comissão Europeia em Bruxelas, entre outras instituições.

Na reunião que decorreu em Milão, uma delegação de Guimarães deu a conhecer um conjunto de boas práticas ambientais que têm sido implementadas pela Câmara Municipal, como é o caso da Academia de Ginástica como edifício sustentável, Ecovia, bacias de retenção, Programa PEGADAS, projecto pioneiro de recolha de resíduos no Centro Histórico (PAYT), entre outros.

Sob o tema “Sharing Cities” (Cidades que Partilham), conceito que significa a partilha de valores através de uma economia híbrida, Guimarães comunicou ainda a importância do desenvolvimento de estratégias apoiadas na educação, sensibilização, planeamento e partilha para a implementação de um modelo de território sustentável, no caminho que está a ser percorrido para ser candidata a Capital Verde Europeia. Foi também destacada a importância da reabilitação urbana e do património cultural, bem como o título de Capital Europeia da Cultura e Cidade Europeia do Desporto.

 


Marcações: Ambiente

Imprimir Email