ETAR de Serzedelo e ETAR de Lordelo no 8º e 10º lugar no «ranking» de emissões poluentes
A ETAR de Serzedelo e a ETAR de Lordelo ocupam respectivamente o 8º e o 10º lugar no «ranking» de instalações com emissões poluentes para o meio aquático elaborado pela Zero - Associação Sistema Terrestre Sustentável.A associação anunciou os resultados de um trabalho em que analisou a posição de cada unidade relativamente à emissão de cada poluente e de acordo com a informação obrigatória que as empresas têm de reportar a nível nacional e internacional, nomeadamente os dados reunidos pela Agência Europeia do Ambiente.
Quanto à poluição dos recursos hídricos, em primeira lugar está a ETAR de Matosinhos (com uma pontuação de 7.98), em segundo a de Alcântara, em Lisboa, em terceiro a de Ribeira de Moinhos, em Sines. Na oitava posição figura a ETAR de Serzedelo (com 3, 85) e na 10ª posição a ETAR de Lordelo (com 2, 91 na pontuação).
Nas emissões atmosféricas, em 280 instalações analisadas, a Central Termoeléctrica de Sines ocupa a primeira posição do "ranking".
Em entrevista à Rádio Santiago, o Presidente da Zero, Francisco Ferreira, realça que a divulgação dos dados do estudo elaborado pela Zero pretende alertar a comunidade quanto à presença de emissões poluentes, não significando que as instalações estejam a fugir às orientações legais. "Algumas instalações não faziam até ideia de como se posicionavam entre elas à escala nacional", observou.
Marcações: Ambiente