"Apagão" obriga grupo da Costa a permanecer em Itália até sábado após ter participado no funeral do Papa

images/2025/freguesias/funeral_papa.jpg

Um grupo da paróquia de Santa Marinha da Costa participou nas cerimónias fúnebres do Papa Francisco, no passado sábado, está retido em Itália, devido às implicações do "apagão" no voo que estava agendado para ontem. A viagem de regresso irá acontecer no próximo sábado ao final da tarde.

Em declarações ao Grupo Santiago, João Paulo Pereira referiu que os 18 membros da comitiva vimaranense já estavam no interior do avião com destino ao Porto quando foram informados da impossibilidade de aterrar no Porto. "Estamos todos bem, já temos alojamento. Só nos foi assegurada viagem para o dia 3 de Maio", explicou João Paulo Pereira.

O grupo tinha planeado a participação no Jubileu dos Adolescentes, mas acabou por estar no Vaticano e inesperadamente assistir às cerimónias fúnebres do Papa. "Tínhamos já programada a viagem para assistir ao Jubileu dos Adolescentes, mas o falecimento do Papa Francisco levou-nos a mudar o roteiro inicial e conseguimos acompanhar de perto o funeral", indicou, referindo que para todos os participantes tão cedo não será esquecida a "experiência forte e marcante" do adeus ao Sumo Pontífice. 

O grupo constituiu-se por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude, acolhendo alguns jovens franceses na paróquia da Costa. "Na altura, foi formada uma equipa pastoral e após o evento continuou unida, com a mesma missão de levar os jovens a ter uma experiência de fé em partilha com outros grupos", assinalou, ao dar conta que a presença no Jubileu dos Adolescentes surgiu em resultado desse envolvimento.

O grupo da paróquia de Santa Marinha da Costa teve oportunidade de contactar com outros jovens e assistir a um evento de dimensão mundial, com milhares de pessoas nas ruas do Vaticano e de Roma, permanecendo até sábado em Itália. "Estamos todos muito contentes. Foram dias muito intensos, com emoções que vão demorar ainda algum tempo a gerir", apontou aquele responsável, reconhecendo que o adiamento da viagem criou mais um desafio: "vamos ocupar o tempo livre com algo proveitoso".

Imprimir Email