“Abril com Cantigas do Maio”: Conferência de Joaquim Vieira evocou "o pai da democracia portuguesa"
A evocação da figura de Mário Soares, no ano em que se assinala o centenário do seu nascimento é o tema principal da edição deste ano da programação de “Abril com Cantigas do Maio”.
No âmbito das comemorações do 25 de Abril, o jornalista Joaquim Vieira esteve ontem em Guimarães, numa conferência onde traçou o percurso pessoal e político daquele que é apontado como "o pai da democracia portuguesa".
No evento realizado no salão nobre da Sociedade Martins Sarmento, o autor da biografia "Mário Soares - uma Vida" deu a conhecer a relação do político com os portugueses, referindo a alcunha "Bochechas" como era carinhosamente apelidado, numa intervenção em que passou em revista a acção de Mário Soares em momentos-chave da história de Portugal, num envolvimento intenso e activo desde a juventude até aos últimos anos de vida.
"Actualidade de Mário Soares, um século após o seu nascimento, meio século após o 25 de Abril" foi o tema escolhido por Joaquim Vieira, partilhando com com a assistência algumas memórias e episódios da carreira do "génio político" cujo protagonismo no século XX e XXI "não se compara com a de nenhum outro português".
O jornalista, depois de vários anos de investigação, e de entrevistas ao próprio biografado, a amigos e inimigos, publicou a segunda edição da biografia em que revela a história de vida complexa de um homem, indelevelmente ligado à História recente de Portugal.
Durante a presença na Sociedade Martins Sarmento, Joaquim Vieira teve oportunidade de conhecer a missão da centenária instituição vimaranense. "Fiquei surpreendido. Foi muito agradável perceber as origens, esse passado tão inspirador com o trabalho do arqueólogo Francisco Martins Sarmento, e o que é feito actualmente na valorização do património e na divulgação cultural", observou o jornalista, no início da sua intervenção em que exibiu várias fotografias do percurso de Mário Soares.
Na galeria daquele Instituição, poderá ser visitada a exposição "Mário Soares: 100 anos" da responsabilidade da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.