Lanceiros de Portugal exibem colecção de postais

images/postais_lanceiros.jpg

Foi inaugurada no passado sábado uma exposição da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal de postais militares uniformes portugueses, fortalezas portuguesas e brasões de armas do século XIX até à primeira metade do século XX”, da autoria do General Ribeiro Arthur e do Mestre Alberto de Sousa.

A mostra está patente no Convento de Santo António dos Capuchos e a inauguração contou com a presença de Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, e de Eduardo Leite, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, a convite do presidente da AVLP, Fernando Rego, que esteve acompanhado por João Vareta, Coronel de Cavalaria e presidente da Assembleia Geral da AVLP, e Paulo Pinto de Sousa, Coronel de Cavalaria.
Trata-se de um trabalho artístico e documental que configura uma importante colecção com mais de três centenas de postais e que enriquece o acervo da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal, fez questão de agradecer à Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, representada pelo seu presidente Eduardo Leite, o apoio que tem vindo a prestar à Associação, que se junta ao da Câmara Municipal. Para o Edil, esta é "uma forma de reunir recursos para que se faça sempre mais e melhor em prol de Guimarães". Domingos Bragança agradeceu o trabalho e disponibilidade da Associação na dinamização da vida cultural da Cidade, realçando a importância das Forças Armadas, especialmente no contexto mundial actual.
Eduardo Leite, presidente da Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, referiu ser uma "honra e orgulho" poder ter a Associação Veteranos Lanceiros de Portugal no Convento de Santo António dos Capuchos, pois considera o trabalho de divulgação que tem vindo a ser desenvolvido muito importante e de qualidade.

Fernando Rego, presidente da Associação, agradeceu a Domingos Bragança todo o apoio da Câmara Municipal de Guimarães à associação a que preside, que considera "um caso único em todo o país". Referindo-se à colecção, Fernando Rego disse tratar-se "de mais um importante reforço do acervo da Casa do Lanceiro", e que conta mais da história dos Lanceiros e das Forças Armadas portuguesas.


Imprimir Email