Ave Mobilidade cresce em passageiros, reforça tarifário bonificado e avança na digitalização
A Ave Mobilidade registou um aumento de 27% no número de passageiros em 2024, perfazendo cerca de 4,25 milhões de utilizadores. Este aumento no uso do transporte público na região do Ave, no âmbito da concessão promovida pela CIM do Ave, coincide com a melhoria das condições oferecidas aos passageiros, incluindo a expansão das linhas de serviço, em paralelo com a expansão do seu tarifário bonificado, que inclui descontos atrativos e transporte gratuito para jovens até aos 23 anos.
Com 42 linhas municipais, 31 intermunicipais e 25 inter-regionais, a rede da Ave Mobilidade cobre um vasto território, assegurando que todas as necessidades de mobilidade sejam atendidas. Além disso, a rede foi ampliada para incluir mais 11 linhas complementares e 13 rotas de transporte flexível a pedido, totalizando 7,5 milhões de quilómetros percorridos anualmente.
A frota de 166 autocarros foi modernizada para facilitar uma mobilidade inclusiva, com mais de metade dos veículos adaptados para passageiros com mobilidade condicionada, e disponibilizando Wi-Fi em toda a frota, com conexão permanente durante as viagens. A Ave Mobilidade lançou ainda uma aplicação interactiva, já descarregada mais de 10 mil vezes, através da qual é possível planear rotas, verificar horários em tempo real, carregar títulos de transporte e receber notificações sobre alterações ou constrangimentos na rede.
Marta Coutada, primeira secretária da CIM do Ave, destacou o impacto destas iniciativas que redundaram no aumento de passageiros.
"O nosso grande objectivo é servir cada vez melhor as pessoas indo ao encontro das suas reais necessidades de mobilidade e, assim, fazer do transporte público a escolha preferencial na região. Estes resultados são testemunhas do sucesso do nosso esforço e da qualidade dos serviços da Ave Mobilidade", afirmou.