EFEMÉRIDE: Há 50 anos o Vitória foi a Paris jogar com o Red Star
Nas páginas do jornal O Comércio de Guimarães, na sua edição de 11 de janeiro de 1975, surge um curioso artigo sobre a participação do Vitória numa partida de futebol especialmente organizada para os emigrantes portugueses, com o envolvimento e alto patrocínio de uma dependência bancária.
"A equipa principal do Vitória vai deslocar-se a Paris, para ali defrontar, no Estádio de Saint-Ouen, o Red Star, em jogo dedicado especialmente aos portugueses que trabalham na capital francesa.
A deslocação da equipa minhota é feita a convite do Banco Português do Atlântico que integra aquele jogo nos actos que assinalaram a inauguração da sua Sucursal em Paris, oferecendo os bilhetes de ingresso no Estádio de Saint-Ouen a todos os portugueses que trabalham em Paris e queiram assistir a esta partida de futebol, a disputar no dia 14, pelas 20h00.
O Vitória que fará deslocar 23 elementos (16 jogadores, 3 dirigentes, treinador, médico, massagista e roupeiro), provavelmente sob a chefia do Presidente da Direcção António Rodrigues Guimarães, partirá do porto no dia 13, segunda-feira, no voo da TAP das 9h, rumo a Lisboa, de onde seguirá às 10h55 para Paris, com a chegada prevista para as 13h30. O regresso é feito no dia 15, com saída da capital francesa às 11h15 e chegada a Lisboa cerca das 13h25. Da Portela de Sacavém para Pedras Rubras será utilizado o voo TAP das 17h25", lê-se na referida publicação.
Na edição do seguinte do mesmo jornal, outra notícia divulga o resultado do encontro, em que o Vitória venceu o Red Star por 2-1, surgindo a justificação associada à deslocação: a abertura em Paris de uma sucursal do Banco Português do Atlântico, na Rua Auber, com funcionários portugueses especializados em tudo quanto diz respeito à emigração disponíveis para os compatriotas que trabalham na capital francesa.