Natal – Vitória da luz sobre a escuridão
Os Cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, segundo o calendário gregoriano (oficializado em 24 de fevereiro de 1582 através da bula do Papa Gregório Inter Gravissimus), que entre outras inovações realinhou o calendário com o movimento em torno do Sol e ajustou as datas para coincidir com os equinócios e solstícios; assim, o Natal acontece no solstício de inverno, onde no Ocidente os dias começam a aumentar a exposição solar.
A Igreja evoca o acontecimento como mistério da Encarnação, ou seja, Deus, em Jesus, fez-se Homem. A Igreja anuncia que Jesus é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
Deus assumiu a nossa natureza humana, e nós chamámos a isto a kenósis, ou seja, Deus baixou-se à humildade da natureza humana, esvaziou-se de Si mesmo, para nos enriquecer com a Sua Graça!
O Presépio pode ser uma “provocação”, no sentido de nos fazer pensar na finalidade de Ele Se tornar Pessoa, visível (imanente) aos nossos olhos, sendo Ele transcendente!
Deus “falou” agora pela última vez, quando aprouve dar-nos o Seu Filho! Assim, Jesus é o rosto visível do Deus-Pai, Criador e Salvador. E, a obra do Universo, a Criação inteira e a inteireza da Criação é salva por Jesus Cristo, quando tudo e todos atingirem a plenitude! Vivemos no “hoje”, no “agora” de Deus que ressuscitou Jesus! Vivemos no “tempo da ressurreição contínua”. Por isso, celebramos a “entrada” do Divino no Humano! Há aqui a vitória da Encarnação (Natal) e a vitória da Ressurreição (Páscoa).
Acreditas no Natal e interessas-te por Ele?
Deus surpreende a Sua Criação, ato contínuo! O Humano está ávido de Bondade e Ternura! Contudo, o Mundo continua transfigurado com as alterações climáticas, guerras, exploração de tráficos humanos, carestias, dependências, etc… e como pode acontecer Natal?
Meu caro leitor, está também nas tuas mãos e na tua mente, o poder de transformar o humano de hoje em alguém que experimente a Bondade e a Ternura! Olhar para o verdadeiro Presépio é saber interpretar e atualizar as pessoas de José, Maria e Jesus!
Hoje, o Natal ainda comporta tradições comunitárias e familiares, como as novenas, os presépios, a liturgia com a Missa do Galo, a troca de prendas, a consoada, os doces tradicionais, e todas e variadas vivências comerciais e de fruição hodierna, etc… Tudo isto traduz o caráter esplêndido da vivência do Natal que pretende que cada um esteja presente na vida do outro, dos seus mais queridos, e também na ajuda solidária!
Luminoso Natal é e será sempre a celebração da vitória da Luz (Jesus) sobre a região sombria do humano que mata, destrói e gera o inferno de atrocidades!
Luminoso Natal é e será sempre a força do Bem e do Amor sobre a escuridão da inveja, malvadez, mentira e engano!
Todo o Natal para ti!
Padre Samuel Vilas Boas
Arcipreste de Guimarães e Vizela
Foto de arquivo