Real Irmandade de Nª Sª da Consolação e Santos Passos festejou 430 anos de serviço à comunidade
O Ministro da Defesa presidiu à cerimónia dos 430 anos da Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos. No seu discurso, Nuno Melo salientou a "história secular" da instituição vimaranense "feita de serviço à comunidade".
Por seu turno, o Presidente da Câmara, Domingos Bragança, prometeu empenho para que a Real Irmandade possa concretizar dois projectos: a docência no seu colégio do ensino secundário e a construção do novo lar residencial no edifício do antigo colégio, no Largo da República do Brasil.
Na sua intervenção o Provedor da Real Irmandade prometeu trabalhar para continuar a dignificar a história da instituição em homenagem aos responsáveis que o antecederam. José Couceiro da Costa anunciou que a Real Irmandade vai avançar para a colocação de estátuas de mais seis apóstolos no Largo da República do Brasil, projecto para cumprir até 2033 e que permitirá completar a representação dos 12 apóstolos de Jesus Cristo, sendo que na fachada da Igreja já se encontram São João e São Mateus.
A comemoração dos 430 anos da Real Irmandade começou com uma missa presidida pelo Arcebispo Primaz de Braga e solenizada pelos alunos do Colégio da Nossa Senhora da Conceição. Na homilia, D. José Cordeiro afirmou que "em tempo do advento, tempo de esperança, esta vida tem sentido de plenitude e não apenas de dezenas de anos da nossa própria história". Por isso, acrescentou, "estamos a comemorar 430 anos ad Real Irmandade e faz muito sentido olhar para o passado porque é a memória agradecida que nos faz viver em plenitude o presente para dar memória ao futuro".
Na cerimónia o Provedor da Real Irmandade anunciou que por aclamação a Assembleia de Irmãos atribuiu a categoria de Irmão Magnífico a António Monteiro de Castro pela singularidade do seu provedorado de 34 anos. Brindado com uma tela, o homenageado manifestou-se honrado e agradeceu emocionado.
Na cerimónia foi entregue o prémio Cardeal Manuel Monteiro de Castro, instituído este ano pelo Colégio da Nossa Senhora da Conceição e que distinguiu a aluna Mariana Oliveira.