Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos comemora 430 anos
A efeméride é assinalada com um programa que se inicia pelas 9h00, com missa na Igreja dos Santos Passos, presidida pelo Vigário de Culto da Real Irmandade, Padre Henrique Ribeiro, no decorrer da qual será colocada ao culto a nova lamparina do Santíssimo Sacramento e inauguradas as novas cortinas da nave da igreja e do novo sistema de iluminação do altar-mor.
Pelas 9h45 realiza-se um cortejo processional de oração junto às imagens de São Pedro, São Tiago Maior, São Bartolomeu e São Paulo, no Campo da Feira, acompanhado da bênção do restauro das imagens dos Santos Apóstolos bem como a colocação das suas auréolas douradas.
Às 18h30 é celebrada eucaristia solene no Colégio de Nossa Senhora da Conceição, presidida pelo Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, Dom José Cordeiro e contará com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo e do Presidente da Câmara
Municipal de Guimarães, Domingos Bragança. Uma hora depois é entregue o Prémio Cardeal Manuel Monteiro de Castro, primeira edição do prémio de mérito escolar do Colégio de Nossa Senhora da Conceição que distingue o aluno que no anterior ano lectivo tenha obtido a mais alta classificação nos termos do respectivo regulamento. O programa termina com uma homenagem a António Monteiro de Castro, num tributo público da Real Irmandade ao anterior Provedor pelo "esforço e sapiência em prol do bom governo desta secular Instituição" durante 34 anos.
A Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos foi instituída canonicamente no dia 9 de Dezembro do ano de 1594, por decreto de aprovação do seu Estatuto, por Dom Frei Agostinho de Jesus, Arcebispo de Braga e Primaz das Espanhas.