Guimarães celebra o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Guimarães vai assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com um programa que se inicia esta segunda-feira e se prolonga até ao próximo dia 16.
Sob o mote "Consciencializar para Incluir", as atividades procuram sensibilizar e promover a inclusão e a participação plena das pessoas com deficiência.
De acordo com o programa, esta segunda-feira, amanhã e nos dias 5, 11, 12 e 13, decorrerá a oficina «Trocar Por Miúdos - Eu, o Outro e o Mundo», projecto que pretende explicar a inclusão, equidade e diversidade às crianças através de métodos lúdicos que promovem competências sociais e pessoais.
No dia 4, o Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor recebe o «Espectáculo Inclusivo – Vozes pela Inclusão" e no dia 6, às 10h30, realiza-se a Marcha Inclusiva e a Leitura do Pregão, às 10h30, que percorrerá ruas de Guimarães.
A Biblioteca Municipal Raul Brandão também adere à iniciativa, dedicando dia 7 ao «Sábado Mágico», versão infantil da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, intitulado «Tu Tens Direito».
Nos dias 9 e 10, no Laboratório de Automação e Robótica da Universidade do Minho, serão adaptados brinquedos para crianças com necessidades educativas específicas. Esses brinquedos serão entregues à Sociedade Martins Sarmento, no dia 16, que os distribuirá gratuitamente pelas escolas e instituições que apoiam crianças com deficiência.
Estão também previstas palestras sobre «A importância do Desporto na Vida das Pessoas com Deficiência, jovens e jovens adultos», ministradas pela Associação Portuguesa de Deficiência de Braga nos dias 11 e 12 em diversos Agrupamentos de Escolas do Concelho.
À semelhança de edições anteriores, também o Vitória Sport Clube adere a esta iniciativa, convidando pessoas com deficiência a entrar em campo com os jogadores do clube precisamente esta segunda-feira, contra o Gil Vicente Futebol Clube.