Assembleia Fundadora da Sociedade Martins Sarmento

images/fotoarquivo/2018/sociedade_martins_sarmento/lusiadas_sms2.jpg

A Sociedade Martins Sarmento comemora no próximo sábado, dia 23, pelas 16h00, o 143º Aniversário da Assembleia Fundadora.

Do programa da sessão constará a conferência «A edição princeps de «Os Lusíadas» e o exemplar da Sociedade Martins Sarmento, de Guimarães», proferida por Rita Marnoto, investigadora da obra de Camões, Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde lecciona Estudos Italianos, Tradução e Literatura e Artes.
A Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento possui um grande número de livros do século XVI ao início do séc. XIX, entre os quais destaca-se o exemplar da primeira edição de 1572 de «Os Lusíadas», de Luís Vaz de Camões. Este livro foi adquirido por compra, em 1886, quando as bibliotecas pessoais dos irmãos vimaranenses Bento Cardoso e António Cardoso, foram levadas a leilão. O inventário dos vários elementos revelou a existência da rara e valiosa obra.

Os investigadores que se dedicam ao estudo da vida e obra de Camões identificam o exemplar da SMS por “prínceps” (primeira edição impressa), pois observam nele características – gráficas no “frontispício” e ortográficas – que só existem nos exemplares que saíram na primeira impressão de 1572 e que são diferentes das que existem nos livros da segunda impressão do mesmo ano.
O texto, com dedicatória ao Rei D. Sebastião, foi impresso em Lisboa, na Casa do Impressor António Gonçalves, depois de obtida a licença do Rei, concedida pelo alvará de 24 de Setembro de 1571, e o parecer favorável da Santa Inquisição.

A obra foi publicada pela primeira vez em 1572, tendo várias impressões ao longo dos tempos, quer na língua original, quer traduzida em outras línguas. A Biblioteca da SMS possui várias edições de «Os Lusíadas», algumas delas de grande valor bibliográfico e patrimonial.


Marcações: Os Lusíadas

Imprimir Email