Vimágua verifica afluências indevidas de águas da chuva à rede pública de saneamento
A Vimágua vai proceder, de 28 a 31, a acções tendentes à verificação e correção de afluências indevidas de águas da chuva à rede pública de saneamento.
Estas ações implicam a injeção de fumos nos coletores de saneamento que, por sua vez, sairá através dos dispositivos públicos e privados, tais como sarjetas, grelhas, caixas de ramal, caleiras ou tubos de queda, sinalizando, assim, eventuais pontos a corrigir.
"Em circunstâncias normais, o fumo não entra nas habitações, só poderá acontecer, nos casos em que existam problemas ou defeitos de construção nas canalizações das redes Prediais. Em todo o caso, se for detetado fumo no interior das habitações, deverá ventilar-se a habitação, abrindo janelas e portas, não havendo, porém, qualquer perigo para a saúde de pessoas, animais e plantas", refere a empresa em comunicado.
Em canalizações pouco usadas, também, pode surgir fumo no interior da habitação, devido à falta de água, pelo que, nestas circunstâncias, se sugere que se deixe água a correr nas torneiras e se descarregue a água dos autoclismos", acrescenta.
Os testes serão conduzidos por profissionais formados especificamente para este serviço, estando devidamente identificados como funcionários da Vimágua.
Com estas acções, a Vimágua "visa prevenir a ocorrência de inundações, acidentes de viação, problemas ambientais e de saúde pública, que resultam da entrada em carga".
Marcações: Vimágua