"Aceleras" de Guimarães na mira das autoridades policiais
Os "aceleras" deixam a sua marca visível e vincada em várias vias do Concelho de Guimarães e no desassossego nocturno que causam aos moradores das imediações dos locais onde se reúnem quase semanalmente.
O Comando Distrital de Braga da PSP confirmou ao Grupo Santiago a existência de vários lugares na sua área de intervenção, conhecidos e sinalizados por serem frequentados pelos 'aceleras', sobretudo nas madrugadas de sábado e domingo. O parque de estacionamento existente na zona lateral ao Multiusos, a Avenida dos Desportos, nas imediações da pista de atletismo Gémeos Castro, a rua de acesso ao Centro Escolar de Urgezes e o parque de estacionamento existente na área envolvente ao cemitério de Polvoreira são alguns dos pontos de encontro, onde os amantes de práticas de condução não autorizadas exibem a sua perícia ao volante perante a atenção e entusiasmo de uma assistência previamente convocada com recurso às redes sociais.
Aliás, as imagens das perícias ao volante e das concentrações de aficionados circulam e são partilhadas em alguns grupos.
Embora ainda não tenham sido efectuadas recentemente quaisquer detenções, fonte policial revelou que existem muitas queixas participadas através de contacto telefónico efetuado pelos moradores, incomodados com o ruído feito pelas manobras dos condutores e preocupados com os efeitos na segurança de quem utiliza a via pública.
Após os alertas, os agentes deslocam-se aos locais e já a concentração encontra-se dispersa, não permitindo apurar os contornos dessas exibições automobilísticas.
Num percurso pelos locais referenciados pelas autoridades torna-se possível identificar no alcatrão as marcas da travagens e acelerações acrobáticas, ficando o pavimento irregular e visualmente repleto de nódoas.
Sempre que as acções de fiscalização são reforçadas, este movimento nocturno esmorece, voltando a animar-se quando se apercebem da ausência da presença e atenção da autoridade policial.