Desfolhadas, magia e Sasha Waltz marcam este sábado em Guimarães

images/fotoarquivo/arquivo_2014/cultura/segar_o_milho.jpg

Diversas iniciativas de práticas agrícolas ancestrais marcam este sábado em Guimarães.

Em Pevidém, o Grupo Regional Folclórico e Agrícola de Pevidém organiza este fim-de-semana um arraial minhoto. É a 33ª edição desta iniciativa que este ano se realiza, pela primeira vez, na sede do Grupo, na Rua da Saudade, no Paraíso, junto à Senhora do Leite.

O programa começa este sábado, a partir das 15h00, com animação. A noite é reservada para a desfolhada. Domingo, de tarde, há cantares ao desafio, com Domingos da Soalheira, Liliana Oliveira e João Oliveira na concertina.
Pelas 15h00 realiza-se o corte do milho, no Lugar da Carreira. Segue-se o transporte em carro de bois para o Mosteiro do Divino Salvador. Pelas 19h00 realiza-se a desfolhada no adro com animação e os cantares tradicionais a cargo do Grupo Folclórico de Souto.
Durante o evento, o Centro Social vai fazer a apresentação do projecto da creche.

Também o Grupo Folclórico de Gondar realiza uma Desfolhada. A iniciativa tem lugar na Urbanização da Igreja, pelas 21h00.

Desfolhada ainda em Moreira de Cónegos, numa organização do Rancho do Centro Cultural de Moreira de Cónegos.
Às 9h00, há corte do milho na Quinta da Lamela. Pelas 17h00, o milho é transportado para o Largo do Cemitério. Às 20h30, actua o Rancho Folclórico de Freamunde, seguindo-se a desfolhada.

Ainda este sábado referência para Sasha Waltz, um dos nomes mais sonantes da dança contemporânea europeia, visita Guimarães pela primeira vez.
A sua companhia, Sasha Waltz & Guests, apresenta, em estreia nacional, no Centro Cultural Vila Flor, «In C», peça criada em 2021 que tem sido elogiada em todo o mundo.

A delegação de Guimarães da Cruz Vermelha Portuguesa, em colaboração com a Associação de Surdos de Guimarães e Vale do Ave, realiza este sábado um espectáculo de magia, com a participação do artista Luís Tavares e com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.
A iniciativa tem lugar no auditório da Universidade do Minho, em Guimarães, às 14h00, com entrada livre

Imprimir Email