Bombeiros de Guimarães: Novo Comandante Luís Andrade tomou posse e Bento Marques passou ao Quadro de Honra

images/2024/outubro/sessao0.jpg

Luís Andrade já assumiu as funções de Comandante dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, numa cerimónia realizada ontem e que serviu para homenagear o seu antecessor, Bento Marques, que agora passou ao Quadro de Honra. "Espírito de missão, sentido de dever e orgulho pessoal e profissional" foi o compromisso manifestado pelo até agora Adjunto do Comando, ao aludir à nova responsabilidade na liderança dos destinos da corporação.

Após ter recordado que ingressou nos Bombeiros Voluntários de Guimarães "motivado pela vontade de ajudar o próximo", impulsionado "pela nobreza da missão, pelo espírito de união único", Luís Andrade realçou "o privilégio de viver momentos especiais, de partilha, de sacrifício e de muita camaradagem", aproveitando agradecer e destacar o "Comandante Bento Marques, o Segundo Comandante Joaquim Oliveira e Adjunto de Comando Alberto Figueiredo" por serem referências no seu percurso. "Foi fundamental a experiência dos chefes e sub-chefes, assim como todos os bombeiros do corpo activo nesta aprendizagem. O mérito é inteiramente vosso por estar aqui", afirmou, ao discursar na sessão, mostrando-se "agradecido pela confiança e apoio" que recebeu para exercer funções como 12º comandante da Instituição.

"Todos reconhecem que a transição foi conduzida com equilíbrio, ponderação institucional e com uma tranquilidade que se impunha no seio da corporação e da comunidade vimaranense", prosseguiu, destacando "o contributo inapagável" de todos os seus antecessores.

images/2024/outubro/sessao1.jpg

Referindo-se a Bento Marques, partilhou: "o sr. acreditou em mim, quando eu tinha dúvidas. Os seus ensinamentos fruto da experiência de 45 anos como bombeiro, as suas orientações encorajaram-me ao longo desta jornada e já lá vão 20 anos, dos quais 16 tive a honra de estar ao seu lado". "A lealdade, a confiança e o respeito mútuo foram as chaves para o nosso relacionamento e sucesso da equipa de Comando", disse, ao vincar: "estou comprometido a honrar essa confiança e a trabalhar com todo o empenho e dedicação para corresponder às expectativas que foram colocadas em mim".

Na sessão solene de passagem de testemunho, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães assinalou "o percurso comum" que o liga a Bento Marques, manifestando o "respeito e admiração por um Comandante que aprofunda as relações de amizade, corajoso, leal, uma pessoa que inspira confiança". "Mesmo nas situações mais difíceis, fazia questão de tranquilizar-me, dizendo: 'durma descansado; os nossos bombeiros estão à altura de dar as respostas nas situações mais difíceis", lembrou Domingos Bragança, ao expressar "uma gratidão enorme pessoal e em representação do Município" a Bento Marques. "Guimarães orgulha-se de si, passa ao Quadro de Honra, mas vai continuar a trabalhar por Guimarães através dos nossos bombeiros", afiançou.

Desejando êxito ao novo Comandante, o Presidente da Câmara continuou: "Luís Andrade recebe um legado de um nível elevado, o que é bom, significa que há um patamar excepcional". Garantiu que o Município continuará empenhado na criação de condições para os bombeiros possam estar bem equipados para enfrentar os desafios, aludindo em especial aos efeitos das alterações climáticas. "Vivemos num tempo em que temos catástrofes que podem suceder de um momento para o outro: os incêndios por situações extremas de seca, mas também chuvas torrenciais e tempestades, o que exige competências e formação dos bombeiros, novos equipamentos. Tudo isto faremos em conjunto. Nunca estará só à frente dos bombeiros de Guimarães. Tenho a certeza de que terá as condições de total sucesso, só tem que saber que estamos consigo", manifestou.

O Secretário de Estado Adjunto da Presidência participou na cerimónia, intervindo para realçar a figura de Bento Marques, ao recordar o seu envolvimento em momentos marcantes da história dos bombeiros ao longo de mais de quatro décadas. O vimaranense Rui Armindo Freitas recordou as visitas que fez em criança às antigas instalações do quartel dos bombeiros na companhia do avô, "para ver a escada magirus que trouxe para outro patamar o combate aos incêndios urbanos em Guimarães". "Fomos assistindo ao seu exemplo num território difícil, de grande complexidade porque Guimarães tem um grande tecido industrial, tem uma grande área rural e urbana, e uma jóia da coroa que é o Centro Histórico. Os Bombeiros Voluntários de Guimarães têm-nos deixado sempre dormir descansados porque sabemos que eles estão cá para nós, nunca queremos que saiam do quartel, mas sabemos que se for preciso poderemos contar com eles", frisou, indicando que Bento Marques "é um exemplo de serviço à causa pública, um exemplo para nós governantes do que é servir a causa pública".

O Secretário de Estado Adjunto da Presidência dirigiu-se ao novo Comandante, acrescentando: "Eng. Luís Andrade, apesar do legado ser pesado, estará à altura e nós, todos os vimaranenses, contamos consigo e estará à altura do testemunho que agora recebe".

O Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães fez questão de explicar que a passagem de testemunho tinha de ser "um momento marcante", ao justificar a realização da cerimónia realizada no quartel, com uma produção que incluiu transmissão de um vídeo de homenagem a Bento Marques e vários momentos musicais. "Festejamos um legado", esclareceu João Pedro Castro, mostrando-se convicto de que "os valores e os ideais que os trouxeram o anterior e o novo comandante até aqui certamente serão aqueles que nos continuarão a guiar".
O dirigente congratulou-se com o envolvimento da comunidade, agradecendo e força e motivação constantemente recebidas, partilhando que na sequência dos incêndios verificados na terceira semana deste mês a Instituição recebeu 494 propostas para novos sócios.

images/2024/outubro/sessao2.jpg

Na sessão que contou ainda com intervenções do Presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Brigadeiro General José Manuel Duarte da Costa, do Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, António Nunes, da Diretora Nacional de Bombeiros, Susana Silva, da Presidente da Federação dos Bombeiros do distrito de Braga, Ana Luísa Damasceno, o Comandante Bento Marques fez o seu último discurso no exercício daquelas funções, agradecendo a todas as direcções com quem trabalhou, assim como à família que o tem acompanhado neste percurso. "Finda a missão a que me entreguei de alma e coração, em serviço à comunidade, com exigências e patamares de esforço cumpridos", realçou Bento Marques, ao dar conta que cessa funções "sem a consciência acusar qualquer falta de empenho, negligência perante o dever que jurou cumprir", legando "um património de valores e de exemplos enriquecedores e sóbrios". "Com muita humildade e orgulho, julgo-me um bombeiro com trabalho feito", agradecendo a todos aqueles com quem trabalhou na liderança dos destinos da corporação.

images/2024/outubro/sessao4.jpg

Marcações: Bombeiros Voluntários de Guimarães

Imprimir Email