Outubro volta a ser «Mês da Economia» em Guimarães

images/fotoarquivo/2018/economia/fabrica-do-futuro---economia.jpg

A Câmara Municipal de Guimarães apresentou o programa «Mês da Economia», que se vai realizar ao longo de Outubro. Na segunda edição, intitulada «Motores da Economia - Net Zero, Criatividade e Inovação Colaborativa», o foco será a inovação, a criatividade e o papel que os diferentes agentes económicos devem assumir num mundo que se quer mais sustentável e consciente.

Durante as cinco semanas, o evento contará com 18 actividades, incluindo conferências, debates, networking e conversas, onde serão discutidas diversas temáticas, começando com o levantamento crítico do actual panorama económico concelhio, com foco no seu percurso, estado e destino, passando pelos desafios e oportunidades que a economia Net Zero apresenta actualmente e para o futuro. Espaço ainda para a discussão em torno da importância das Redes Colaborativas para a inovação e criatividade, como motor para a competitividade empresarial. 

O presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, afirmou que os temas da segunda edição estão "na agenda da economia portuguesa e mundial". "Entendemos que os motores da economia estão nestes conceitos de Net Zero, criatividade e inovação", apontou o Autarca, destacando a apresentação do estudo da Universidade do Minho "A Economia de Guimarães: Percurso, Estado e Destino", pela Escola de Economia. 

O Edil vimaranense distinguiu ainda no programa a reunião de câmara descentralizada na empresa J. Pereira Fernandes, em Selho S. Jorge, a apresentação do Plano de Investimentos da empresa M. Couto Alves e a Gala Guimarães Marca, que distinguirá empresas e empresários, num momento servirá também de reflexão. "Espero que as reflexões continuem, discutindo economia e trazendo ideias, produtos e serviços para criar empresas", acrescentou. 

Rui Dias, presidente da Associação Empresarial de Guimarães, sublinhou o "desafio" das empresas para a "neutralidade carbónica". "As empresas já estão a fazer este trabalho, aparecendo com isso novos mercados", disse.

Destaque nesta edição para a realização da Techstars Startup Week, de 21 a 25 de Outubro, que se realizará pela primeira vez em Portugal, com Guimarães a ser a cidade escolhida para acolher este evento que reúne empreendedores, investidores e entusiastas do ecossistema de startups e que reunirá oradores e mentores de renome nacional e internacional.

Marcações: mês da economia

Imprimir Email