Dois incêndios em fase de rescaldo em Guimarães
Continuam os trabalhos dos bombeiros na conclusão do combate às chamas que ontem destruíram uma extensa área florestal no concelho de Guimarães.
De acordo com a informação divulgada no site fogos.pt, 32 operacionais e nove viaturas Os Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas estão mobilizados para a operação de rescaldo e vigilância na zona de Gondomar, Souto Santa Maria e Souto São Salvador.
Em Gonça, cinco operacionais e uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Guimarães procedeu aos trabalhos do rescaldo do incêndio que afectou uma grande área da freguesia.
De salientar que o Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios mais atingidos pelos grandes incêndios desta semana e avisa que os próximos dias serão difíceis.
O anúncio foi feito ontem pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, no final de um Conselho de Ministros extraordinário, dedicado aos fogos.
A situação de calamidade vai permitir ao Governo "oferecer o apoio mais imediato e urgente" a quem perdeu a casa ou ficou sem meios de subsistência.
Luís Montenegro também promete fazer um levantamento dos prejuízos o mais depressa possível, com a ajuda das CCDR e do INE.