Município garante apoio de 2ME para 104 instituições sociais

images/social.jpg

O Município de Guimarães procedeu hoje à assinatura dos protocolos com 104 instituições de solidariedade social do concelho que se candidataram a apoios do Município para o ano de 2024, e às quais foram concedidos subsídios no valor que ascendem a perto de dois milhões de euros.

A Vereadora da Acção Social, Paula Oliveira, sublinhou as três áreas prioritárias, que o Município definiu para o "desenvolvimento social do concelho"e na "promoção da equidade", são o alargamento de vagas nos berçários e creches, o envelhecimento activo e a deficiência.  

"Temos em investimento directo mais de meio milhão de euros para as creches e berçários. Através de vários protocolos com juntas de freguesia, temos outro pilar assente na promoção do envelhecimento activo, com cerca de 900 mil euros. Nos últimos anos houve também um alargamento de vagas para pessoas com deficiência. Para além deste dois milhões, foram votados na última reunião de Câmara apoios para a cantina social, os sem-abrigo, o centro de acolhimento emergência social e projecto de inovação social, como o I9. São cerca de três milhões de investimento. Queremos um concelho que haja lugar para todos. Não temos 100% de cobertura, mas estamos a trabalhar para isso", afirmou a Paula Oliveira. 

O presidente da Autarquia vimaranense começou por agradecer o trabalho das instituições em "prol da comunidade de Guimarães" e no "fortalecimento da rede social". Domingo Bragança salientou que em 2024 o valor de apoio social directo já ascende os 3,3 milhões de euros. "É significativo, mas nunca é suficiente. Dadas as necessidades que identificamos, nós queremos ir sempre mais longe. Há respostas prioritárias, como a creche", afirmou o Autarca, apelando às instituições para aumentar a resposta no pré-escolar. O Edil vimaranense salientou ainda a necessidade de assegurar um serviço de apoio domiciliário para a população idosa. 

Além disto, foi assinado a continuidade dos projectos Portas Abertas e I9.

Marcações: apoio , instituições sociais

Imprimir Email