Construção da via de ligação entre a Cidade Desportiva e a Rua do Reboto já começou

images/mnwallimages/900x600/images/fotoarquivo/2018/freguesias/candoso_s_tiago/reboto_candoso_8.jpg

Já começou a obra de construção da Via de ligação entre a Cidade Desportiva e a Rua do Reboto, num investimento de 1.846.695,67€ + IVA, adjudicado à M. Couto Alves, S.A., com um prazo de execução de 365 dias.

Em comunicado, o Município de Guimarães informa que "com este projeto, procura-se atender às necessidades dos moradores e utilizadores, criando uma nova via com passeios e uma rotunda que regule o tráfego no cruzamento da Rua das Casas Novas com a Alameda dos Desportos; um desvio parcial da Rua das Casas Novas para resolver constrangimentos de construções existentes e dificuldades topográficas; a construção de passeio de um dos lados da via, com iluminação pública e valeta verde para captação e drenagem das águas pluviais; uma estrutura verde que sirva como transição entre o Parque da Cidade Desportiva e a zona agrícola; e continuidade e adaptação da ecovia existente à nova via".

images/2024/planta_reboto.jpg

"A nova via terá um perfil tipo de sete metros de largura, onde num dos lados será possível encontrar uma zona ajardinada de separação entre a via de circulação e o passeio, que ficará voltado para os fundos das moradias existentes. No lado oposto, será construído um talude ajardinado ou muro de suporte em granito da região, que vencerá a diferença de cota entre a nova via e a ciclovia existente, além da área de cultivo", precisa a informação enviada às redações.

"Nos últimos anos, a área tem sido palco de diversas melhorias e expansão, incluindo a reabilitação do caminho real, agora transformado em percursos pedestres e ciclovias, que atraem a população urbana para esta região agrícola". Além disso, a instalação de equipamentos importantes, como o Parque de Lazer da Cidade Desportiva, a Pista Gémeos Castro, o Complexo de Piscinas, o Colégio Nossa Senhora da Conceição e o Hospital Privado da Luz, tem contribuído para o aumento do tráfego na região que, devido a esses novos equipamentos, tornou mais difícil a ligação entre a Rua das Casas Novas e a Rua do Reboto", refere.

Imprimir Email