Dois dos quatro novos padres são de Guimarães

images/2024/novos_padres.jpg

São de Guimarães dois dos quatro novos sacerdotes ordenados ontem pelo Arcebispo de Braga numa cerimónia solene, realizada na Cripta do Sameiro, onde D. José Cordeiro os desafiou a serem "peregrinos e pastores eucarísticos".

Os novos padres vimaranenses são Pedro Fraga, de 28 anos, de Abação São Tomé, e Sérgio Araújo, de 31 anos, de São Vicente de Oleiros. Foram ainda ordenados os sacerdotes João Conde e Tiago Nogueira.

O lema da ordenação presbiteral teve o tema central do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, “Reconheceran-nO ao partir do pão”.

Os novos presbíteros foram desafiados, juntamente com as comunidades onde vão servir, a porem em prática as grandes linhas do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, que no Sameiro se concluiu a 2 junho deste ano.

Na homilia, D. José Cordeiro, "lembrando as leituras do dia, que falavam do Bom Pastor, começou por convidar os novos presbíteros desde logo a imitar o olhar de Jesus", refere o sítio da internet da Arquidiocese de Braga.

“A vossa primeira tarefa será olhar as pessoas que vos estão confiadas para conhecerdes, escutardes e depois tomar as decisões conformes àquilo que vistes e às necessidades que identificastes”, apontou.

Mas esta missão de cuidar e amar as comunidades, imitando Cristo, ou seja, ser pastor “à maneira de Jesus”, salientou o prelado, não é um trabalho que possa ser realizado de forma solitária. Tem que ser vivido em comunhão de Igreja, com o Bispo e com os outros padres e com a comunidade.

“Vivei em comunhão com o povo santo de Deus, com os leigos das comunidades, fomentando a corresponsabilidade diferenciada e promovendo a sinodalidade e a ministerialidade que constituem a Igreja, Povo de Deus e Corpo de Cristo”, incentivou o prelado, notando que “a amizade fraterna e comunhão sincera na corresponsabilidade é mais importante que trabalhar sozinho”.

Afirmando que a missão de um padre “não é fácil”, D. José alertou para a tentação de “pôr outras prioridades à frente das necessidades” dos fiéis ou de “encontrar descanso noutros lugares”.

O Arcebispo pediu aos quatro novos servidores da Igreja que assumam a Eucaristia como «a fonte, o centro e também a finalidade» do ministério sacerdotal.

Os recém-ordenados padres passam da diaconia à diaconia do presbiterado com o compromisso de servir as comunidades, imitando Jesus no serviço aos outros.

Pedro Fraga foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Caxinas (Nosso Senhor dos Navegantes) e de Vila do Conde (São João Baptista), no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
Já Sérgio Araújo vai administrar as paróquias de Arnoia (São João Baptista), de Basto (Santa Tecla), de Borba da Montanha (Santa Maria) e de Carvalho (São Miguel), no Arciprestado de Celorico de Basto.

Foto: https://www.diocese-braga.pt/ Foto: Avelino Lima

Marcações: Arquidiocese de Braga , novos padres

Imprimir Email