Dois dos quatro novos padres são de Guimarães
São de Guimarães dois dos quatro novos sacerdotes ordenados ontem pelo Arcebispo de Braga numa cerimónia solene, realizada na Cripta do Sameiro, onde D. José Cordeiro os desafiou a serem "peregrinos e pastores eucarísticos".
Os novos padres vimaranenses são Pedro Fraga, de 28 anos, de Abação São Tomé, e Sérgio Araújo, de 31 anos, de São Vicente de Oleiros. Foram ainda ordenados os sacerdotes João Conde e Tiago Nogueira.
O lema da ordenação presbiteral teve o tema central do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, “Reconheceran-nO ao partir do pão”.
Os novos presbíteros foram desafiados, juntamente com as comunidades onde vão servir, a porem em prática as grandes linhas do 5.º Congresso Eucarístico Nacional, que no Sameiro se concluiu a 2 junho deste ano.
Na homilia, D. José Cordeiro, "lembrando as leituras do dia, que falavam do Bom Pastor, começou por convidar os novos presbíteros desde logo a imitar o olhar de Jesus", refere o sítio da internet da Arquidiocese de Braga.
“A vossa primeira tarefa será olhar as pessoas que vos estão confiadas para conhecerdes, escutardes e depois tomar as decisões conformes àquilo que vistes e às necessidades que identificastes”, apontou.
Mas esta missão de cuidar e amar as comunidades, imitando Cristo, ou seja, ser pastor “à maneira de Jesus”, salientou o prelado, não é um trabalho que possa ser realizado de forma solitária. Tem que ser vivido em comunhão de Igreja, com o Bispo e com os outros padres e com a comunidade.
“Vivei em comunhão com o povo santo de Deus, com os leigos das comunidades, fomentando a corresponsabilidade diferenciada e promovendo a sinodalidade e a ministerialidade que constituem a Igreja, Povo de Deus e Corpo de Cristo”, incentivou o prelado, notando que “a amizade fraterna e comunhão sincera na corresponsabilidade é mais importante que trabalhar sozinho”.
Afirmando que a missão de um padre “não é fácil”, D. José alertou para a tentação de “pôr outras prioridades à frente das necessidades” dos fiéis ou de “encontrar descanso noutros lugares”.
O Arcebispo pediu aos quatro novos servidores da Igreja que assumam a Eucaristia como «a fonte, o centro e também a finalidade» do ministério sacerdotal.
Os recém-ordenados padres passam da diaconia à diaconia do presbiterado com o compromisso de servir as comunidades, imitando Jesus no serviço aos outros.
Pedro Fraga foi nomeado vigário paroquial da Paróquia de Caxinas (Nosso Senhor dos Navegantes) e de Vila do Conde (São João Baptista), no Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim.
Já Sérgio Araújo vai administrar as paróquias de Arnoia (São João Baptista), de Basto (Santa Tecla), de Borba da Montanha (Santa Maria) e de Carvalho (São Miguel), no Arciprestado de Celorico de Basto.
Foto: https://www.diocese-braga.pt/ Foto: Avelino Lima
Marcações: Arquidiocese de Braga , novos padres