Raptado e encontrado no Santuário da Penha: Tiago tem 22 anos e é pai de uma menina de quatro meses

images/2024/raptadoPenha.jpeg

Tiago Pinto tem hoje 22 anos, completados há poucos dias. Desde que nasceu, a 21 de julho vem quase sempre ao Santuário da Penha, assinalando o dia em que ainda recém-nascido foi encontrado no interior daquela igreja após ter sido raptado a 17 de julho de 2002 da maternidade do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães. 

Um dia depois do seu nascimento, uma mulher desconhecida a quem a mãe autorizou a pegar no menino desapareceu com ele nos corredores do hospital.

Quatro dias depois, o bebé foi encontrado no interior do Santuário da Penha, junto ao altar. 

Foi ali colocado logo pela manhã sem que ninguém se apercebesse do rasto de quem praticou o crime. Mas, Tiago Pinto passou a ser acarinhado pela Irmandade da Penha e por aqueles que o encontraram. Praticamente todos os anos vem à Penha no dia da Festa de Nossa Senhora do Carmo.

Este domingo, Tiago André visitou o Santuário acompanhado pela família: a namorada Joana e a filha de ambos de quatro meses, Luana.

Aquele dia 21 de julho não esquece a nenhum daqueles que foram cúmplices dos momentos de alívio pelo aparecimento de Tiago após quatro dias de desespero, intensos vividos pelos pais, por não saberem do paradeiro do filho.

Tiago Pinto reside em Atei, no concelho de Mondim de Basto, onde trabalha numa exploração de extração de granito.

Cresceu com a alcunha de "Raptado", uma condição da qual não tem memória, mas que o liga à Penha, local onde é recebido sempre de braços abertos.

Esta manhã, Domingos Sousa recordou esse dia, em que uma misteriosa mulher acompanhada por um "casal mais idoso" manifestaram o desejo de entrar no Santuário alegando tratar-se do cumprimento de uma promessa. "Era um dia de festa, com muita azáfama. E felizmente o milagre aconteceu. O menino estava diante do altar", indicou, ao lembrar que até foi baptizado no dia de São Bartolomeu - 24 agosto - "para que nunca tivesse medo".

Imprimir Email