Morreu o Capitão de Abril, Coronel Rui Guimarães
Morreu esta terça-feira o Coronel Rui Guimarães, Capitão de Abril, um dos rostos do Movimento das Forças Armadas, cuja acção foi decisiva para acabar com a ditadura do Estado Novo.
O Coronel Rui Guimarães faleceu vítima de doença prolongada no Hospital de Braga. Tinha 81 anos. As cerimónias fúnebres realizam-se quinta-feira às 15h00, na igreja de São Francisco, em Guimarães. Amanhã, o velório decorrerá na capela de São Sebastião, em Braga.
No passado dia 8 de maio, participou na apresentação pública do livro "Simão Freitas, 25 de Abril", realizada no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, obra que conta com o seu testemunho sobre os momentos vividos em Guimarães durante a manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas, realizada no dia 29 de abril de 1974, no Largo do Toural.
Como se pode ler no referido livro, o Coronel Rui Rolando Xavier de Castro Guimarães "nasceu a 3 de março de 1943, na Rua de São Sebastião, ingressando na Academia Militar em 1962. A 25 de abril de 1974, era capitão no Regimento de Infantaria Nº 8, em Braga, unidade onde teve uma ação decisiva para afirmar os valores da liberdade. O “Capitão de Abril”, na actualidade Coronel Rui Guimarães continua a ser uma voz ativa e comprometida na divulgação do espírito que uniu os militares de derrubaram a ditadura do Estado Novo".
Em comunicado, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.
"Em março de 2023, o presidente da República condecorou Rui Guimarães, juntamente com outros militares com participação directa no 25 de Abril de 1974, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade", refere o Município.
Na sua página da rede social Facebook, a Homenagem aos Democratas de Braga participa o falecimento do Coronel Rui Guimarães, "personagem de 1ª linha no golpe do 25 de Abril de 74 em Braga, ao tomar em suas mãos o comando do RI 8. À família e amigos apresentamos condolências sentidas pela partida deste nosso Amigo".
Já a Associação 25 de Abril, num texto assinado por Vasco Lourenço, refere-se: "A Roda da vida não pára e há dias que não deveriam acontecer.
Marcações: Coronel Rui Guimarães