Morreu o Capitão de Abril, Coronel Rui Guimarães

Morreu esta terça-feira o Coronel Rui Guimarães, Capitão de Abril, um dos rostos do Movimento das Forças Armadas, cuja acção foi decisiva para acabar com a ditadura do Estado Novo.

O Coronel Rui Guimarães faleceu vítima de doença prolongada no Hospital de Braga. Tinha 81 anos. As cerimónias fúnebres realizam-se quinta-feira às 15h00, na igreja de São Francisco, em Guimarães. Amanhã, o velório decorrerá na capela de São Sebastião, em Braga.

No passado dia 8 de maio, participou na apresentação pública do livro "Simão Freitas, 25 de Abril", realizada no Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, obra que conta com o seu testemunho sobre os momentos vividos em Guimarães durante a manifestação de apoio ao Movimento das Forças Armadas, realizada no dia 29 de abril de 1974, no Largo do Toural.

Como se pode ler no referido livro, o Coronel Rui Rolando Xavier de Castro Guimarães "nasceu a 3 de março de 1943, na Rua de São Sebastião,  ingressando na Academia Militar em 1962.  A 25 de abril de 1974, era capitão no Regimento de Infantaria Nº 8, em Braga, unidade onde teve uma ação decisiva para afirmar os valores da liberdade. O “Capitão de Abril”, na actualidade Coronel Rui Guimarães continua a ser uma voz ativa e comprometida na divulgação do espírito que uniu os militares de derrubaram a ditadura do Estado Novo".

Em comunicado, o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, expressa a sua consternação pelo falecimento, apresentando à sua família e amigos as mais sentidas condolências.
"Em março de 2023, o presidente da República condecorou Rui Guimarães, juntamente com outros militares com participação directa no 25 de Abril de 1974, com o grau de Grande-Oficial da Ordem da Liberdade", refere o Município.

Na sua página da rede social Facebook, a Homenagem aos Democratas de Braga participa o falecimento do Coronel Rui Guimarães, "personagem de 1ª linha no golpe do 25 de Abril de 74 em Braga, ao tomar em suas mãos o comando do RI 8. À família e amigos apresentamos condolências sentidas pela partida deste nosso Amigo".

Já a Associação 25 de Abril, num texto assinado por Vasco Lourenço, refere-se: "A Roda da vida não pára e há dias que não deveriam acontecer.

É com enorme pesar que vos comunicamos o falecimento do Capitão de Abril, Coronel Rui Rolando Xavier de Castro Guimarães.
Capitão de Abril desde a primeira hora o Rui Guimarães interveio decisivamente no RI 8 em Braga, com isso participando activamente nas acções desenvolvidas pelo MFA, na cidade do Porto, na Operação Viragem Histórica.
Após a madrugada libertadora, o Rui Guimarães manteve-se um Capitão de Abril de corpo inteiro, nunca abdicando de se envolver a fundo nas acções que permitiram ao MFA cumprir todas as promessas e compromissos assumidos, assim consolidando um Estado democrático e de Direito em Portugal.
Ficam mais pobres os seus familiares, os seus amigos, os seus camaradas Capitães de Abril mas também fica mais pobre Portugal, ao ver partir outro dos seus melhores.
Aos familiares, nomeadamente à Berta, sua esposa, e aos seus amigos as nossas profundas e solidárias condolências.
A todos, mas essencialmente ao Rui Guimarães, com um Até Sempre, um grande, enorme abraço Amigo e de Abril".

Marcações: Coronel Rui Guimarães

Imprimir Email