VÍDEO: Polícia Municipal de Guimarães teve criação polémica há 24 anos mas hoje é fundamental
A criação da Polícia Municipal de Guimarães há 24 anos causou polémica mas hoje a sua acção é considerada fundamental. A ideia foi defendida pelo Presidente da Câmara na cerimónia que assinalou esta sexta-feira o aniversário daquela polícia. Uma cerimónia que decorreu nas instalações do Instituto de Design onde cerca de duas dezenas de agentes receberam as respectivas divisas.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara considerou que a decisão do então presidente do Município António Magalhães de criar a Polícia Municipal revela-se hoje "acertada".
De resto, Domingos Bragança realçou a importância do trabalho "pedagógico e coercivo" desenvolvido pela Polícia Municipal ao serviço da comunidade. Um trabalho fundamental que tem vindo a crescer exponencialmente. O Comandante Daniel Oliveira, referiu que nos últimos tempos "o número de denúncias de estacionamentos indevidos de viaturas, aumentou 500%".
Neste quadro, Daniel Oliveira referiu a necessidade de reforçar a Polícia Municipal com meios humanos e materiais, também melhorar as condições das instalações. O Presidente da Câmara está de acordo mas considera que o poder central tem de comparticipar nos custos para que a Polícia Municipal possa continuar a cumprir os normativos legais que lhe estão confiados.
Na sessão, o vereador responsável pela Polícia Municipal, Nelson Felgueiras, deixou uma "mensagem de compromisso" para o futuro no cumprimento da missão que está confiada aos agentes. Já o Presidente da Câmara exortou os agentes a continuar o seu trabalho "empenhado e corajoso" em prol da construção de um território cada vez mais atractivo, organizado e desenvolvido.
A Polícia Municipal de Guimarães tem actualmente 36 agentes.