UNU-EGOV vai divulgar ranking das câmaras municipais na internet
As Câmaras Municipais portuguesas mais bem posicionadas no ranking que avalia a presença na internet vão ser distinguidas na próxima terça-feira, dia 23 de abril, a partir das 16h30, durante a sessão de apresentação dos resultados do IPIC 2023 (Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais), que terá lugar na Universidade das Nações Unidas (UNU-EGOV), em Guimarães.
Promovido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), pela Universidade do Minho (UMinho) e pela Universidade das Nações Unidas – Unidade Operacional em Governação Electrónica (UNU-EGOV), o estudo pretende analisar a presença e a performance das autarquias na internet, avaliando nomeadamente os conteúdos e serviços online disponibilizados, a acessibilidade, a navegabilidade e facilidade de utilização, e o nível de participação dos cidadãos.
Durante a apresentação dos resultados, referentes a 2023, serão atribuídos troféus às Câmaras Municipais classificadas nas três primeiras posições no índice global, bem como em cada um dos quatro subíndices que o compõem: Conteúdos – Tipo e actualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização; Serviços Online; Participação.
Serão ainda atribuídas menções honrosas às Câmaras Municipais classificadas até à 10.ª posição no índice global e nos quatro subíndices.
A sessão contará com a presença e intervenção do presidente da Agência para a Modernização Administrativa, João Dias, que abordará a «Governação Digital em Portugal», do vice-reitor da Universidade do Minho, Luís Amaral, que fará uma «Contextualização da Série de Estudos de Governo Local em Portugal», e da directora da UNU-EGOV, Delfina Soares.
Na sessão estarão ainda os investigadores da UNU-EGOV, Nuno Barbosa e Joana Carvalho, que participaram na elaboração do IPIC 2023 e do Inquérito “ICTQuest@Mun2023” que caracteriza a função TIC/Informática nas Câmaras Municipais portuguesas.
Marcações: internet, ranking, UNU-EGOV, câmaras municipais