«A Paixão em Guimarães»: mostra de arte sacra em igrejas, basílicas, oratórios e passos

No âmbito do programa «Da quaresma à Páscoa», promovido pela Câmara Municipal de Guimarães, foi inaugurada esta sexta-feira no Museu de Alberto Sampaio a exposição «A Paixão em Guimarães». Uma mostra de arte sacra que pode ser visitada em 19 locais, nomeadamente em igrejas, basílicas, oratórios e passos.

Na cerimónia de inauguração, a Directora do Museu de Alberto Sampaio salientou a evolução de uma exposição iniciada em 2016, pela participação crescente de parceiros do evento.
"Nota-se uma evolução ao longo dos tempos. Demos um passo importante este ano,

começamos mais cedo e convidamos a Universidade do Minho a colaborar. Ouvimos críticas do que tínhamos de melhorar e acredito que no próximo ano haverá mais novidades neste projecto que tem vindo a ganhar consistência tentando alargar a outras igrejas e instituições", afirmou

O Presidente da Câmara salientou a qualidade das peças exibidas nesta exposição de arte sacra e apelou à visita dos vimaranenses.
"É importante focar a atenção, primeiro dos vimaranenses e depois de quem nos procura, para visitarem esta exposição que tem uma arte sacra e não só, belíssima que nos mostra a arte reforçada pela sua religiosidade. Neste tempo conturbado em que vivemos apressados, esta exposição merece ser visitada com tempo", salientou Domingos Bragança.
Salientando a importância da cultura enquanto factor importante de inovação, o Presidente da Câmara considerou fundamental investir na atracção de público para eventos como a exposição «A Paixão de Guimarães».
"A cultura de inovação passa por saber apreciar tanta beleza que temos em Guimarães e, por isso, apelo a que se faça um esforço na divulgação, bem comunicada, para atingir o público alvo. É fundamental fazermos isto e esta exposição é a prova disso", concluiu.

A exposição «A Paixão em Guimarães» começa esta sexta-feira e prolonga-se até 30 de Março e constitui-se através de um itinerário de 19 locais. Em cada igreja ou museu, o visitante poderá apreciar três peças do acervo dessas instituições e receber um marcador de livros.
A entrada é gratuita.
O programa «Da Quaresma à Páscoa» inclui celebrações religiosas, o Festival Internacional de Música Religiosa e os Fins de Semana Gastronómicos.


Marcações: exposição, A Paixão em Guimarães

Imprimir Email