Radar Social: o novo projecto piloto de Guimarães para o combate à pobreza e exclusão social
O Radar Social, financiado pelo PRR, assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social.
O Radar Social assenta no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social. Através desta medida, será implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso território, na activação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado.
O pacote financeiro atribuído é de 393 402,59€, distribuídos num período de execução de 27 meses. Prevê a criação de uma equipa Técnica multidisciplinar, constituída por 5 Técnicos Superiores (cujo concurso em breve será anunciado) que darão um contributo decisivo para a construção, atualização e enriquecimento do conhecimento destes fenómenos no nosso território.
Os critérios de mérito da candidatura, traduziam-se em três indicadores, por um lado a apresentação do Diagnóstico Social e do Plano de Desenvolvimento Social atualizado (atribuída a pontuação máxima) e por outro a relação entre o número de potenciais destinatários a serem abrangidos no presente projeto, face à população residente. Este último, permitiu obter informação sobre os 14 826 potenciais beneficiários identificados através da estreita colaboração de todos os parceiros sociais do território vimaranense.
Marcações: Radar Social