Projecto Erasmus+ de Inteligência Artificial e Formação Profissional prepara alunos para o futuro digital

images/fotoarquivo/2018/Educacao/IA_escola_taipas.jpg

Foi apresentado esta sexta-feira na Escola Secundária de Caldas das Taipas o projecto Erasmus+ intitulado «Módulos de Aprendizagem de Inteligência Artificial para Adaptação do Ensino e Formação Profissional à Transformação Digital do Mercado de Trabalho».

Trata-se de um projecto que visa abordar a falta de preparação no âmbito da Inteligência Artificial (IA) nos sistemas educativos, principalmente a nível pré-universitário. Consiste no desenvolvimento de um currículo e literacia específica sobre a IA, formalizando a preparação dos alunos nesse domínio.
Na sessão de apresentação, estiveram presentes a Vereadora responsável pela Educação, Adelina Paula Pinto, o Director da Escola Secundária de Caldas das Taipas, Celso Lima, assim como toda a equipa portuguesa envolvida no projecto, incluindo docentes e alunos.
O objectivo é monitorar a evolução da aplicação dos conteúdos leccionados e preparar as próximas actividades de formação, agendadas entre os dias 21 e 26 de Abril de 2024, com a participação das equipas de professores e alunos dos três países dinamizadores do projecto.

O Ensino e Formação Profissional desempenham um papel crucial na capacitação dos alunos nesta área, orientando-se para as necessidades do mercado de trabalho e possibilitando o desenvolvimento de competências específicas. Este projecto visa implementar módulos de formação para o EFP, com enfoque em três áreas-chave, nomeadamente visão computacional, robótica, ambientes inteligentes e internet das coisas (IoT). A formação formal nestes tópicos abrirá novas oportunidades no mercado de trabalho, abrangendo sectores como a Indústria 5.0, ambientes inteligentes e veículos autónomos. Além disso, a formação em competências digitais avançadas, como a IA, contribuirá para a inovação do EFP na região.
O projeto é uma parceria entre três universidades europeias: Universidade do Minho, em Portugal; Universidade da Corunha, em Espanha (coordenadora do projecto); e Universidade de Lubliana, na Eslovénia. Cada universidade está associada a uma escola de EFP: Escola Secundária de Caldas das Taipas, em Guimarães, Portugal; Centro Integrado de Formación Profesional Rodolfo Ucha Piñeiro, em Ferrol, Espanha; e Solski Centre Velenia, em Velenje, Eslovénia.

A equipa da Universidade do Minho é composta por professores do Departamento de Informática da Escola de Engenharia, na área de Inteligência Artificial, como Paulo Novais e Dalila Durães; Comunicações, com António Costa; e do Instituto da Educação, António Osório.
Os professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas envolvidos são António Pedro Silva, Cláudia Domingues e Carla Abreu.


Marcações: erasmus, inteligência artificial

Imprimir Email