Construção da Escola-Hotel do IPCA começou na Casa do Costeado
Já começou a construção da Escola Superior de Hotelaria e Turismo, do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Adjudicada ao Agrupamento Costeira – Engenharia e Construção, S.A. e NVE Engenharias, S.A. por um prazo de 730 dias, a obra tem um investimento de aproximadamente 15,5 milhões de euros (15 488 862,06€), abrange a reabilitação de edifícios históricos, transformando a Casa do Costeado, na zona da Cruz de Pedra, as cavalarias/celeiro e uma construção anexa num hotel académico e construindo um novo edifício para a instalação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.
Em comunicado, a Câmara de Guimarães indica que "este projeto visa criar duas zonas exteriores distintas para cada edifício, com acessos independentes, permitindo a autonomia entre o hotel/restaurante e a escola de hotelaria . Um edifício terá dois acessos autónomos, enquanto o outro será acessível através da rotunda do Pavilhão Multiusos.
O início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo, com um projeto que não só preserva o património histórico, mas também oferece um ambiente académico em meio a uma beleza simultaneamente natural e urbana única.