Guimarães quer identificar mulheres que combateram o fascismo
O Município de Guimarães aderiu ao projecto WORTH, iniciativa que envolve cinco organizações não governamentais da Itália, Eslovênia, Polônia, Romênia e Portugal.
Em Portugal, o projecto é desenvolvido pela Fraterna – Centro Comunitário de Solidariedade Social, uma organização com experiência na concepção e implementação de projectos europeus. Essa colaboração internacional proporciona uma visão abrangente e uma reflexão transnacional sobre o tema da resistência feminina no século XX.
O projecto concentra-se na resistência da mulher ocorrida durante o século XX e no papel crucial que desempenhou na transição democrática, pretendendo proporcionar uma visão mais inclusiva e uma dimensão europeia da história comum, enquanto promove uma cultura internacional da memória e uma compreensão mais equilibrada da história em termos de género.
Em relação ao contexto português, o projeto está particularmente interessado em identificar e destacar as mulheres vimaranenses que de alguma forma desafiaram o regime autoritário de António de Oliveira Salazar, contribuindo assim para o processo de democratização de Portugal.
O projeto WORTH convida a comunidade de Guimarães a partilhar as suas histórias, fotografias, documentos e memórias relacionadas às mulheres que desempenharam um papel activo na resistência contra o regime de Salazar. Essas contribuições serão incorporadas num arquivo histórico e serão discutidas em eventos como o «Café do Mundo», conversas com «Livros Vivos» e trilhos urbanos a serem realizados em Guimarães no próximo ano.
Para contribuir com informações ou partilhar histórias, poderá entrar em contato com o projecto WORTH através do endereço de emai Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou pelo telefone 253 55 22 12.
Marcações: Worten