VÍDEO / FOTOS: Parabéns Sr. Mário Sousa pelo centenário

images/BIGGER/2023/Setembro/IMG_6457.jpg

Dizia que só queria chegar à idade do pai, mas quis o destino que ele ultrapassa-se a bonita idade de 92 primaveras e desse 100 voltas ao sol. Mário Sousa, completa hoje o centésimo aniversário e a família preparou uma comemoração no lar de S. Clemente de Sande onde reside há cerca de três anos, aquando da morte da esposa. Ela já vivia lá permanentemente e não havia dia que ele não fosse visitá-la, não fosse também utente do centro de dia naquela instituição. Quando fez 99 anos, contou os dias até chegar aos 100, mas quanto mais se aproximava a data mais ansioso ficava. A ansiedade foi tanta que no dia que fomos conversar com ele a emoção não o deixou falar.

Os filhos António e Fernando já estavam à nossa espera e contaram-nos que o pai foi agricultor durante toda a vida laboral, primeiro por conta de outrém e mais tarde estabeleceu-se no ramo. Teve sete filhos, mas só seis estão vivos. O mais velho, Custódio, faleceu aos 59 anos. O António e o Fernando que nos acompanharam nesta visita têm 68 e 62 anos, respectivamente. Mas ainda há o Francisco com 65, os gémeos José e Manuel com 59 e o benjamin Joaquim com 56. os netos são 18 e os bisnetos 17, tendo o mais novo apenas quatro meses. Mário foi um pai dedicado e extremoso. Acredita que chegou a esta idade porque comeu, e come muita sopa. Aliás, é a sua comida favorita. Nunca fumou e não bebe. O trabalho na agricultura pelo meio dos campos também ajudou a manter uma saúde de ferro. Os ossos é que já não são o que eram. Apesar de ainda se locomover sem ajuda de equipamentos, já sente mais dificuldade em manter-se de pé muito tempo. Recentemente recorreu à ajuda de uma cadeira de rodas e admite que lhe falta a força nas canetas. É um avô e bisavô babado e gosta que a família o vá visitar.

A fisioterapeuta, Jenifer Torres, que esteve todo o tempo connosco e nos ajudou a estabelecer comunicação com o Sr. Mário que tem muita dificuldade de audição e já só ouve do ouvido esquerdo, contou-nos que o centenário passa os dias bem disposto, é um tagarela e está perfeitamente lúcido. Os medicamentos são os normais para a idade e não precisa de cuidados especiais. Não sai à rua sem o seu chapéu, que já é a sua imagem de marca, e a avaliar pela aparência ninguém lhe dá 100 anos. Resta-nos desejar muitos mais anos de vida ao Sr. Mário Sousa e carregados de muitas alegrias e poucas doenças.

 

Imprimir Email