Ministério da Saúde lamentou morte de grávida e bebé após ida à urgência do Hospital de Guimarães
O Ministério da Saúde lamentou a morte de uma mulher vimaranense grávida, com 26 anos, e o respectivo bebé um dia após ter ido à urgência do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães.
Em comunicado, o Governo apresenta as suas condolências perante o ocorrido e "reafirma a sua confiança na capacidade profissional de todos os profissionais envolvidos".
"Como sempre acontece com situações similares, haverá uma análise pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS)", expressa o ministério liderado por Manuel Pizarro.
A Inspecção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vão investigar a morte de uma grávida e do seu bebé assistidos no Hospital de Guimarães.
As duas entidades referem, em comunicado, “no quadro das suas competências legais, decidiram instaurar, respetivamente, um processo de inquérito e um processo de avaliação que permitam o cabal esclarecimento desta situação”.
“A ERS e a IGAS decidiram cooperar de modo a obter todos os esclarecimentos necessários de forma complementar”, refere o mesmo comunicado, citado pela Rádio Renascença.
Vânia Sofia Ribeiro Alves, grávida de 35 semanas, residente em Sande S. Clemente, morreu na passada segunda-feira ao final da tarde, após ter recebido assistência dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas e a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação de Guimarães.
Os meios de socorro foram solicitados a prestar assistência à grávida na sua residência onde foi encontrada em paragem cardiorrespiratória.
De acordo com informações obtidas pelo Grupo Santiago, foram iniciadas manobras de reanimação, tendo a mulher sido transportada para o serviço de urgência do Hospital da Senhora da Oliveira com o acompanhamento de um médico da VMER.
O Hospital de Guimarães, no comunicado emitido sobre o assunto, indica que a utente que apresentava várias "comorbilidades" chegou ao Hospital já sem vida.
O caso causou grande consternação na família, amigos e vizinhos, na sua área de residência.
O funeral de Vânia Sofia Ribeiro Alves e do bebé realiza-se esta quinta-feira, na freguesia de Corvite, pelas 11 horas.
No mesmo comunicado, o Hospital de Guimarães "solidariza-se com a família neste momento difícil e lamenta a sua perda". "Nesta altura o que podemos adiantar é que todo o protocolo clínico foi conduzido, desde o primeiro momento, conforme os procedimentos exigidos nestas situações. Tratava-se de uma utente com comorbilidades, tendo chegado a este Hospital já sem vida. Como é protocolado nestas circunstâncias aguardamos o resultado da autópsia", conclui o Hospital.