VÍDEO: Vila das Taipas registou o valor (41,1º) mais elevado da temperatura em dia de calor intenso

 images/fotoarquivo/2018/freguesias/caldelas/praia_seca_agosto_2023d.jpg

O calor intenso fez disparar as temperaturas em Guimarães, com os termómetros a registarem valores acima dos 40 graus em várias zonas do concelho.

A vila de Caldas das Taipas atingiu 41,1º às 15h00, de acordo com os dados da estação meteorológica do Município.

Todo o concelho está em alerta laranja, sendo procuradas as zonas de lazer próximas das linhas de água.

No parque da praia Seca, a época de banhos faz lembrar os tempos idos do século passado.

A água límpida e cristalina são atrativos para banhistas de todas as idades, aproveitando o rio Ave para refrescar do intenso calor.

Apesar de não estar classificada como zona balnear, a praia seca tem sido a solução de veraneio para muitos vimaranenses que enaltecem as condições de apoio, como a existência de um bar e casas de banho.

Um pouco mais a jusante, em Silvares, a zona dos moinhos, no rio Ave, também serve de refúgio para a juventude que procura o lazer à sombra na ínsua que ali existe... É um local tranquilo, de acesso algo sinuoso, em que os banhos não são recomendados, mas que oferece uma sombra apetecível.

images/fotoarquivo/2018/freguesias/caldelas/praia_seca_agosto_2023b.jpg

O rio Ave apresenta um caudal considerável neste mês de agosto, o mesmo já não acontece no rio Selho... Junto ao Laboratório da Paisagem, a vegetação começa a invadi o leito. Ali, a temperatura chegou aos 40º, numa realidade verificada em quase todo o concelho.

O calor afastou o movimento da cidade, sendo notória a redução da circulação automóvel.

Na montanha da Penha, às 15h00, a temperatura era de 36º, menos quatro do que no restante concelho, sendo pois o destino concelhio mais recomendável para enfrentar o tempo quente.

Imprimir Email