Vereadora do CDS-PP defendeu videovigilância no cemitério da Atouguia para travar furtos de metais

images/fotoarquivo/2018/freguesias/creixomil/cedro_atouguia.jpg

A vereadora do CDS-PP, Vânia Dias da Silva, defendeu a instalação de um sistema de videovigilância no cemitério da Atouguia, após os sucessivos furtos de objectos de metal que têm ocorrido naquele equipamento.

Numa intervenção feita na última reunião do Executivo, a representante centrista considerou que é preciso reforçar a segurança, tendo partilhado uma situação que ocorreu recentemente, em que o vigilante do cemitério apercebeu-se do comportamento suspeito de um indivíduo e conseguiu recuperar cruzes e outros ornamentos de metal escondidos na casa de banho. "É uma situação que tem sido frequente, as pessoas queixam-se do furto de objectos de menor valor como vasos, floreiras e arranjos, mas há vários casos em que os ícones de metal que estão colocadas nos jazigos desaparecem daquele local. Para além do estrago que é feito, há uma perda de um elemento simbólico e um sentimento de insegurança", observou, lamentando que as pessoas "se sintam ameaçadas num espaço de recato e de silêncio". "Um furto desta natureza causa perturbação. O que nos parece é que ou se põem dois ou três vigilantes nos cemitérios municipais ou, à semelhança do que já acontece em outros locais, seja colocado um sistema de videovigilância para que os furtos não aconteçam".

O Presidente da Câmara respondeu, reiterando a defesa da videovigilância em alguns espaços públicos de "melindre" da Cidade de Guimarães.

Quanto aos cemitérios, Domingos Bragança mostrou-se reticente quanto à instalação do sistema, prometendo averiguar a situação relacionada com os furtos de metais.

No final, em declarações aos jornalistas, a vereadora do CDS-PP comentou ainda que os cemitérios municipais deveriam ter um horário mais alargado e abertos ao domingo à tarde.

De salientar que o Executivo aprovou a continuidade do PART – Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos até ao final do ano, com a continuidade das acções já implementadas e a compensação a conferir ao operador Guimabus pela manutenção do valor dos passes mensais do transporte público.

Imprimir Email