Alunos da UMinho apresentam 80 criações em desfile de moda

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Os estudantes de Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho apresentam as suas colecções de final de curso num desfile agendado para esta sexta-feira, dia 2, às 21h30, no Instituto de Design de Guimarães.

Nesta oitava edição do evento «UModa», também com transmissão no YouTube, os jovens criativos dão a conhecer cerca de 80 looks inéditos para os segmentos casual, urbano, cocktail e conceptual, com peças de vestuário e acessórios.
A iniciativa alia-se este ano ao projecto internacional Fashion Alive, apelando à sustentabilidade na indústria da moda, e tem o tema geral «Era», evocando um novo ciclo e a reinvenção. As colecções presentes na primeira parte do evento focam a reutilização criativa (upcycling), fazendo renascer peças em desuso ou resíduo. As colecções apresentadas na segunda parte foram concebidas tendo sempre em mente a sustentabilidade e remetem para formas orgânicas, cores naturalistas, a passagem do tempo, o quotidiano humano e um olhar esperançoso e activista.

O «UModa» é organizado pelos alunos do primeiro ano do mestrado em Design de Comunicação de Moda, sob supervisão dos professores Inês do Amaral e André Catarino, da Escola de Engenharia da UMinho. “Temos vários cursos envolvidos, o que permite agregar conhecimentos, proporcionar a estes alunos um contacto direto com o mundo empresarial e, igualmente, continuar a aproximar a academia da sociedade”, refere Inês do Amaral.

O evento estreou-se em 2016 no antigo mercado de Guimarães, passando nos anos seguintes pela Plataforma das Artes e da Criatividade, pelo campus de Azurém e pelo Instituto de Design.

 

Foto arquivo


Marcações: desfile , moda

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