Encontro Internacional da Comunidade Brasileira no Exterior a partir desta sexta-feira em Guimarães
Tem início esta sexta-feira, em Guimarães, o I Encontro Internacional da Comunidade Brasileira no Exterior.
De acordo com a organização, serão dois dias dedicados à valorização da diversidade cultural e os desafios socioculturais, comunicacionais e educacionais no contexto global que transformarão Guimarães "num pedacinho do Brasil".
De acordo com Vítor Barros, da organização, a iniciativa ganha importância especialmente para divulgar a forma como funcionam as diversas entidades da estrutura social portuguesa, estando assegurada a presença de "alguns representantes dos principais sistemas sociais e de apoio à imigração de Guimarães, bem como da malha empreendedora e alguns dos serviços educacionais da Cidade".
O programa que integra acções de cultura, gastronomia e produtos artesanais dos brasileiros em Guimarães, vai decorrer no auditório da Cooperativa Fraterna, na zona de Couros.
A sessão de abertura está marcada para as 18h00. "Descomplica!" é o tema da mesa redonda, destinada ao esclarecimento de dúvidas sobre os serviços públicos em Guimarães, A partir das 20h00, realiza-se a palestra "Chiquinha Gonzaga: Ó abre alas que eu quero passar", com o maestro João Maurício Galindo e Orquestra Brasil Jazz Sinfónica. O programa continua no sábado, com várias actividades e uma feirinha gastronómica e cultural do Brasil, com destaque para as 17h00, momento em que será lançado o livro "Borboletas", de Sónia Maria Silva, no Teatro Jordão.
Marcações: Encontro Internacional da Comunidade Brasileira no Exterior